sábado, 15 de maio de 2010

Ideologia....eu tenho uma para viver!




Por Maria José Cotrim

Saí da Bahia em 2006 quando vim estudar Jornalismo em Palmas. Nunca tinha morado fora de Casa. Mudanças que me propiciaram novos valores! No Centro Universitário de Palmas, mais mudanças! Das limitadas aulas no Colégio Estadual José Rocha até um espaço mais amplo e intenso de debates onde a leitura e o conhecimento foram fundamentais.

Nesses anos, mudanças e mudanças! De casa já até perdi as contas. Valores adquiridos a cada dia que propiciam a formação da minha identidade. Erros, acertos, sorrisos, choros, afetos...desafetos!

Porque como diz meu amigo escritor igaporãense Zuca Lins, é nesses desencontros que surgem muitos encontros na vida. Gente, o desafio de fazer jornalismo é diário e constante. Desde quinta-feira quando deixei a equipe do Site Roberta Tum ouvi maioria de meus amigos dizerem que sou muito nova para ser polêmica. Para fazer analogias políticas, para criticar ações políticas.

Concordo! Quando vim para Palmas também era nova apemas 18 anos. Na Ulbra faltava o mínimo de conhecimento. Eu nem sabia o que era pedra fundamental.Nas relações inter-pessoais, muita versatilidade, adequações...porque cada uma é construída conforme a compatibilidade das pessoas.

Me incomoda ouvir que sou nova mas não me tira o ânimo de lutar por meus ideais. Uma amigo também jornalista foi enfático quando me disse hoje por telefone. “Ideologia não enche barriga e nem incomoda quem está no poder”.

Respeito opiniões e com essa não será diferente. A tal metamorfose ambulante pregada por Raul Seixas toma conta de mim nesse momento da minha vida. Não de forma desregrada mas com compromisso e respeito com as pessoas que estou lidando e também com as situações.O que acontece é que infelizmente ideologia incomoda. Tem coisa pior para um hipócrita do que você olhar nos olhos dele e dizer: “Eu não acredito nisso!” ? Não tem...

Ideologia poucos tem. E as minhas não são apenas porque quero falar besteiras tamanhas. Estilo e opinião são uniformes. Talvez eu não seja uma grande profissional mas pelo menos pelo bem ou pelo mal já incomodo muito.

Textos sem profundidade que publico neste espaço causam tanta nostalgia que me impressionam. Quando algo que foi tão preparado é um fiasco, porque não posso dizer “Que porra é essa?”. Quando um político, o que é normal, constrange os presentes em um evento fazendo algo que não deveria porque não posso dizer que “Nem Fred explica!”?

Porque eu sou nova? Inventem outro argumento, esse não cola. Não será com certeza a idade que vai extrair de mim os compromisso éticos com a notícia. Ter opinião incomoda.E para os incomodados de plantão reafirmo que tenho sim ideais e convicções que ao são com certeza utópicos.

Com relação às mudanças...dá sim friozinho na barriga mas um belo objetivo traçado propicia a segurança necessária para seguir em frente na lida como digo! Me apego a isso. Ao meu amigo do telefone, se você não aprendeu a trabalhar suas ideologias e nem a ter credos e crenças sinto muito! Te garanto ter ideologia, é ter razão e foco para viver e lidar com as peculiaridades da vida, independente da idade.

Bom Domingo a todos!

Um comentário:

  1. Independente da idade! Isso basta. E aqueles que acham que capacidade só adquiri com cabelos brancos, estão enganados, muito enganados.

    ResponderExcluir