terça-feira, 27 de abril de 2010

Que porra é essa?



Maria José Cotrim

Criei esse jargão para falar de algumas situações e discursos políticos de alguns metidos a políticos. Aqueles que você tem que respirar fundo e perguntar: “Que porra é essa?”. Participei nesta segunda, 26, de um espetáculo teatral. Uma peça que poderia se chamar “A volta do Messias”.

Sim. O Messias. O salvador da terra, segundo a Bíblia Sagrada.Por trás da equipe de grande produção estava simplesmente Duda Mendonça. Publicitário, marqueteiro...profissional de destaque. Tudo foi como diz o Chapolin Colorado “Friamente calculado”.

A chegada do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) junto com a senadora Kátia Abreu (DEM) e o senador João Ribeiro (PR), a chuva de confetes, o jingle pedindo: “Volta Siqueira” e é claro principal: “o discurso”.Os símbolos da falta de democracia, do ruralismo e da exploração...respectivamente.

O calor arretado se juntou aos conceitos que Duda listou no discurso e simplesmente tirou o brilho do espetáculo teatral. Eu assistia de cima, numa visão privilegiada. Siqueira falou de mudanças, de esperanças, de um novo tempo.

Disse que ele é o mesmo,o tempo é que é outro. “Que porra é essa?” Como assim? Cruel contradição. Como um homem que não mudou pode representar toda essa esperança?

Mas tudo bem. Ele falou de combate ás drogas e corrupção. De sonhos...Como de praxe não faltaram as “jogadas históricas” para relembrar os presentes de que ele foi “O CARA” que criou o Estado. Discurso fraco. Agregaram os valores, as frases de efeito mas a performarce não casou com as palavras.

No fim, ele de braços abertos, uma luz intencional focada nele e dizendo : “Eu vou restaurar o Estado” .... “Que porra é essa?”. Arrepiei! Sensacionalismo na alta! Se eu tivesse um controle remoto e fosse um filme eu pausaria na hora.

Kátia e Ribeiro ao lado acompanhavam o discurso do “homem que vem para cuidar das pessoas”. O evento lotou mas quem deveria estar lá de fato não foi.

Amélio Cayres, Osvaldo Reis, Alexandre Abdala, José Santana,,,para que anunciar o nome de prefeitos e deputados que não estavam....”Que porra é essa?”.

O João Ribeiro gritando, gritando, com uma necessidade louca e desesperada de gritar...meu Deus alguém pare esse homem! Ele realmente precisava selar seu retorno á União do Tocantins com chave de ouro...Sou a prova viva de que ele tentou! Deu umas bolas na trave mas tudo bem...

Agora..Ao lado do prefeito de São Paulo, do Siqueira e da Kátia declarar apoio á Dilma Rousseff essa nem “FREUD EXPLICA”.

Se o Messias vai voltar eu não sei ainda...depende do povo! Mas que o espetáculo mostrou muitas contradições, isso sim.

Um comentário:

  1. Maria José...

    Tem muita coisa no seu texto acima que discordo em gênero, número e grau. Muita mesmo. Mas, sou daqueles que respeita o direito à opinião, principalmente num canal como este. Os blogs pessoais são para isto mesmo: a livre manifestação da opinião. E eu que já respondi a processo na Polícia Federal (toquei piano e tudo) por causa da exibição do Je Vous Salue Marie, de Jean-Luc Godard, na UFG, quando o Sarney proibiu o filme no Brasil, serei sempre um defensor da livre manifestação de idéias, assim como da livre manifetação artística.
    Mas me senti tentado a lhe convidar a fazer um exercício. Para falar especificamente da sua crítica ao João Ribeiro de falar da Dilma e do Lula naquele evento. Vamos lá?
    Mas só vale se você se permitir a aceitar o meu convite.
    Pois vamos lá... Te convido a se imaginar como uma prefeita de uma cidade do interior. Você tem um senador, que é campeão de liberação de recursos junto ao Governo Federal de uma lado e um Governo que só promete e não cumpre de outro.
    Este senador tem creches, pavimentação asfáltica, recursos para patrulhas mecanizadas e para eletrificação rural pendentes para serem liberadas para o seu município.
    Você, prefeita, mesmo com toda a pressão do Governo Estadual para que não fosse ao evento que consagrou Siqueira como pré-candidato ao Governo do Estado, resolve aparecer na ATM.
    Você quer que este senador, membro do Conselho Político do Lula, aliado do Governo Federal, demonstre que sua fidelidade e diga que respeita seus companheiros apoiarem Serra, mas que fará campanha para Dilma, ou prefere que ele se cale?
    Pronto... Seja sincera na resposta! Aliás, seja pragmática!
    Quero muito ouvir a sua resposta.

    Melck Aquino

    ResponderExcluir