segunda-feira, 19 de abril de 2010

Algo mais além do cinismo político...



Por Maria José Cotrim

Pra começar bem a semana..resolvi escrever o que penso sobre cinismo político...vc já viu isso?

Tenho perambulado pelo meio político do Estado no meu ofício de cobrir os eventos e sessões na Assembléia Legislativa. Existem muitos elementos além do estereótipo de que os políticos recebem muito e ganham pouco. Temos mesmo os que ralam, que tem compromisso com a classe e região que representam.

Dá gosto de ver uma discussão parlamentar saudável. Um bate-bola político baseado em idéias.Como por exemplo no dia em que os deputados estaduais aprovaram á muito custo e por 12 a 10 a exigência de diploma para ingresso na PM do Estado. Cada um lutando pelo que acredita e na verdade o que prevaleceu foi a orientação da bancada governista.

No entanto na outra semana o governo voltou atrás e voltou a lei sem obrigatoriedade de diploma. A política é isso: embate de idéias! Dá para fazer toda uma análise e tal..mas essa humilde blogueira vai se ater hoje ao : cinismo político.

Coisas diante das quais você como profissional da notícia se sente simplesmente um idiota ou burro.Sim! O dia que vi o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Valtenis Lino (PMDB) negando que tinha assinado um documento com sua assinatura e registrado em cartório foi simplesmente incômodo.

Ele olhava para mim, se enrolava nas palavras e negava ter assinado. Repercutiu aí na net o caso de um deputado estadual que negou ter matado uma onça a qual ele estava pousando com uma espingarda ao lado dela. Ele só tirou a foto com a onça MORTA para registrar... só isso! Sinceramente...

Dias atrás liguei para um deputado federal alvo de uma mobilização em Araguaína e aclamado ao Senado. Era um domingão, os peemedebistas lançaram o nome dele ao Senado e ele não hesitou em me responder quando eu liguei pra ele : “Uma mobilização para meu nome ao Senado? HãM? Nossa to sabendo agora por que você está me falando...como foi isso?” tive que respirar fundo e explicar detalhes para este que tinha justamente acabado de chegar da tal reunião.

O que fazer quando seu filho é procurador de uma empresa e você o vice-governador do Estado que contratou o serviço dessa empresa que por sinal não executou o serviço...complicado! Mas dizer que não tem nada a ver com isso não é a melhor solução.Negócios, negócios administração á parte!Sem entrar no mérito de veracidade da questão pelo menos uma explicação que preste, os fatos exigem.

Não tenho complexo de perseguição política com ninguém mas explicar, de fato, sem enrolar pode sanar a dúvida e questionamentos de primeira mão. São situações pequenas em que você acha que realmente o problema é você. Vejo o cinismo como uma tática de burlar os fatos que incomodam. O problema é que na maioria das vezes, como todas estas que citei, expõe a fragilidade e “versão meio duvidosa” dos fatos...

O que alivia é saber que além do cinismo há algo mais...a confiança no trabalho destes nossos representantes.Precisamos realmente dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário