quarta-feira, 28 de abril de 2010

Educação: Não podemos esquecer!



Por Maria José Cotrim

Depois da repercussão do “QUE PORRA É ESSA?” hoje venho num tom mais ameno e reflexivo.

Fiquei sabendo através da deputada estadual Josi Nunes (PMDB) que hoje é o Dia da Educação. Ela foi na tribuna da Assembléia, na condição de representante da área, e fez um discurso interessante.

Tirando a parte em que falou das ações do governo, Josi foi feliz em apontar o papel social de setores da sociedade, as ações das organizações não governamentais (ONGs) e alternativas como o ensino à distância para dinamizar a educação.

Interessante ser feriado em homenagem a Tiradentes e no Dia da Educação não. Pelo menos momentos de conscientização nas escolas de todo o país deveria ser obrigatório...

A educação figura ao lado da saúde como uma das áreas prioritárias para os mandatários. É comum ver os prefeitos, deputados e governadores no discurso pronto e acabado de que: “Educação para mim é prioridade” ou “Educação é a base de tudo”.

O nosso governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) vai mais longe no discurso e repetidamente sempre diz: “Quando você educa um homem é apenas um indivíduo. Quando educa uma mulher,você educa uma família”, diz ele.Todo mundo "precisa" da educação no seu discurso para impactar,,,

A alternativa mais saudável para você ter ascenção social é estudando,segundo o senso comum. As grandes mudanças no mundo, as revoluções tecnológicas são pensadas e executadas através de grandes pensadores e estudiosos. O que falta então para que, de fato a educação seja prioridade, além do discurso?

Cristóvão Buarque (PDT) fez um papel interessante na campanha de 2006 com seu discurso pautado na educação. Parecia que o cara só tinha isso para falar.Mas na verdade é que nós já estamos cansados de ouvir...e pelo menos cansados de saber como funciona.

Não podemos ignorar os avanços da educação com a implantação de programas e políticas visando a inclusão mas não podemos também colocar a venda nos olhos e esquecer que a lei 10.639 que obriga o ensino da cultura negra na sala de aula ainda não está sendo cumprida no Brasil.

Não podemos esquecer que nossos alunos quilombolas ainda andam quilômetros e quilômetros para conseguirem estudar e que os que desfrutam da proeza de ter UMA sala de aula na comunidade não têm banheiro, nem merenda, nem sequer uma estruturação curricular que contemple sua realidade social...

A Universidade para Todos, a erradicação do analfabetismo nas áreas rurais e outras coisas mais representam a "esperança" que vem quando falamos em eduação e pela transformação que ela causa. Não faltam motivos para LEMBRAR DE NÃO ESQUECER DA EDUCAÇÃO...

Não só da educação formal mas principalmente da informal que é a que te ensina a respeitar o outro independente de suas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário