segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ABSURDO: Proibido dançar samba em bar de Jataí



Por Maria José Cotrim

Já vi diversas situações injustas na sociedade: mendigo ser chutado por ter sido confundido com bêbado, inocentes morrerem por serem confundidos com outra pessoa...e por aí vai mas a situação que narrarei hoje é mais que injusta é algo absurdo. Fiquei pasma e sem ação quando em um bar chamado “ALDEIA” no município de jataí, estado de Goiás, um garçom pediu, nada gentil, que eu parasse de dançar porque era proibido naquele lugar.

Fiquei sem ação por diversos motivos entre eles por nunca esperar ouvir um absurdo desses: “Nesse lugar não pode dançar”, disse ele enquanto um grupo de pagode embalava os mais populares sambas desta década. Não só pelo couver que todos pagamos para curtir uma boa música nos barzinhos mas pelo respeito que como consumidores merecemos: Essa atitude é sem noção!

Samba só para ouvir? Só pra dizer que é um lugar democraticamente musical que contempla todos os gostos. Ou talvez porque o brinde do dia era a cada três Chopps um era grátis. Chopp e samba é uma boa combinação, ou talvez o grupo de pagode fosse mais barato... Se eu quisesse ir ao Procon essa história ia render,,, mas acredito no poder das idéias e convicções por isso saí daquele lugar assim que o episódio aconteceu.

O samba rolando e você tem que ficar preso na sua cadeira e eles nem sabem te explicar o porque. Sim, fui lá indagar o motivo da PROIBIÇÃO e ninguém soube explicar. Mas a situação é mais que isso: Das poucas pessoas que estavam no lugar, algumas se aproximaram da mesa que estavam eu, alguns familiares e também amigos e notadamente começaram também a se soltar.

Me senti mesmo como numa ALDEIA: Parece que eu era o “homem branco” que chegou e chocou com os costumes daquele requintado lugar. Dos cinco dias na semana um era de samba... O grupo era bom, descolado, tentava animar os presentes e até desconfio que não sabiam da proibição pois volta e meia o simpático vocalista pedia a animação da galera. Se para eles minha atitude mudou algo não sei dizer mas tento a certeza que eu estava no lugar errado...

Depois que saímos indignados do local o assunto predominou em minha cabeça e enquanto vários comentários eram ditos no trajeto para casa eu me lembrava do vocalista , da origem do samba, da alegria e atitude do povo negro que ele representa...É COMO DIZ A ALCIONE: “O MORRO FOI FEITO DE SAMBA, DE SAMBA PRA GENTE DANÇAR...”

4 comentários:

  1. Cara Maria José,
    Você deixou muito barato, deveria ter dançado e combinado com todos os seus amigos e parentes e fazer o mesmo. Provocar um malestrar e provocar um debate. E fazer valer a nossa Constituição.

    Ase o!

    Raimunda Montelo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!! sinto muito pelo acontecido e tenho certeza que esse tal garçom é um completo idiota acho que esse é o único bar de Jataí que nâo permite que ninguem dance isso prejudica até mesmo o turismo em nossa cidade, espero que uma situação como essa não volte a se repetir te peço desculpas em nome de todo o povo jataiense e espero que volte em nossa cidade para visitar outros bares. Tenho certeza que não vai se arrepender, pois temos aqui lugares super legais.

    ResponderExcluir
  3. Eu ate me envergonho de ser jataiense,,, não so pela atitude do garçon, mas do povo em geral que se acham os melhores,mais lindos, mais ricos...e o que é pior,,,um bando de matutos!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha, querida realmente foi chato oque ocorreu com vc,pela falta de educaçao do garçon no momento em que veio ate vc com falta de educaçao, mais temos varios bares em nossa cidade que nao pode dançar,vc ja pensou se todos clientes resolvessem dançar?como ia ser?nao teria condiçao para que os garçons se locomovessem no meio da multidao para isso tem bares e restaurantes que existem boates ao lado ,justamente para que seus clientes dancem a vontade.eu penso que so foi desagradavel a maneira que vc foi abordada pelo garçon. um abraço

    ResponderExcluir