terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pesquisa avalia personalidades e contempla história de Dona Raimunda Quebradeira



Por Maria José Cotrim

O Portal Prisma Interativo divulgou nesta terça, 19, o resultado da pesquisa online que avaliou através de votação dos internautas quem seria a personalidade de 2009 do Tocantins. O vencedor foi o atual governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) seguido pelo ex-governador Siqueira Campos e em terceiro lugar ficou o prefeito de Palmas Raul Filho. Cada um na qualidade de personalidades políticas com seus méritos e defeitos, contras e a favor.

Gaguim confirmado como personalidade do ano mostra o despontar de uma liderança política no Estado que vai se juntar aos Marcelistas e Siqueiristas. Mas o que me chamou atenção não foi o resultado e sim a inclusão de uma das maiores líderes femininas do Estado, Dona Raimunda Quebradeira de Coco que não tem mandato eletivo,mas tem história pra contar.

Dona Raimunda, 66 anos, é uma mulher baixinha e corpulenta, de traços fortes. Com um linguajar simples, ela mescla temas cotidianos e toca em feridas sociais em seus discursos, esteja em comunidades agrícolas ou palácios de Governo, sem perder o tom diplomático. Nunca estudou, mas é uma líder nata, de visão política apurada.

História sofrida, quebrando coco para sobreviver junto com outras tantas mulheres de nosso Estado. A história desta brava mulher mobilizou muitas pessoas quando foi registrada em vídeo. Nacionalmente ela também é reconhecida. Dos 13 que concorreram, ela pontuou em oitavo lugar com 172 votos,o que representou 1.1% do número de votantes.

Se a pesquisa tivesse avaliando especificadamente as questões e tivesse uma categoria para votação em pessoas que desenvolvem trabalho social no Estado e assim se tornam lideranças com certeza poderíamos visualizar que Dona Raimunda talvez seja, não só em 2009, uma das maiores personalidades de nosso Estado.

Aquela que é digna do respeito desde o mais alto ao mais baixo escalão. E nessa categoria social poderíamos incluir ainda a “musa” do capim dourado, a quilombola Dona Miúda que de lá de Mateiros da comunidade quilombola de Mumbuca é conhecida em todo o Brasil por sua história de resistência e dedicação à terra.

AS personalidades fazem história e mobilizam um grupo social. Cada um com seus méritos e vencendo ou não o trabalho de Dona Raimunda junto às mulheres do Bico do Papagaio no Tocantins continua e os resultados são concretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário