quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

As tentativas de boicote político à informação de qualidade no Tocantins




Maria José Cotrim

Caros amigos...

Não é de hoje que o jornalismo sofre com tentativas de boicote e interferência política.Tais tentativas absurdas colocaram em exposição a falta de compromisso de alguns setores do Tocantins com a imprensa. O quarto poder é polêmico. Poderoso, pode mesmo elevar em pouco tempo e destruir algo em um tempo maior ainda.
Muito se aponta sobre a questão da informação séria e de qualidade.Informação apurada, ouvindo todos os lados envolvidos como a população merece. Ser ético é nossa obrigação.Mas cobrar moral e ética também está entre nossas atribuções.Não dá para fazer nosso papel sem cobrar respeito mútuo e os direitos que a própria Constiuição nos assegura.

E temos muitos, começando pelo direito de divulgar a informação séria. Isso até quando os políticos não começam a querer entrar na história. Cada setor tem seu papel e um precisa do outro...agora desrespeitar o profissional e o público-alvo já é demais. Uma emissora resolveu em tempo relâmpago tirar do ar o programa “Na Ponta da Língua” sem apresentar motivos plausíveis.

Ao informar a jornalista que ancorava o programa sobre a saída da grade de programação, o responsável disse que “recebeu ordens superiores”. Mas quem é mais superior do que o ouvinte? Quem está do lado de lá não entendeu como de uma hora pra outra a programação mudou.O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, meu amigo Élcio Mendes lamentou a postura da emissora.

Eu também lamento. Penso que uma emissora com um papel educativo e tão importante para o Estado não pode ficar a mercê de mandos e desmandos de nenhum político. Esse fato que repercutiu entre a classe jornalística e provocou ainda mobilização de alguns ouvintes me deixa preocupada. Boicote à informação em nosso Estado? Em pleno século XXI, era das tecnologias da Comunicação e Informação..a era da informação online? Não... o Tocantins, tenho certeza que consegue ir além dessa prática de censura.

Me preocupo mais ainda quando escuto as recentes entrevistas do governador Carlos Henrique Gaguim(PMDB) à imprensa. Sempre que o questionamos sobre a homologação do Concurso do Quadro geral que o GOVERNO realizou ano passado, o governador nos responde de forma provocativa. “Quem vai assumir a responsabilidade desse concurso? Vocês vão? A imprensa será a responsável caso aja algo ilegal no concurso”, disse ele.

Pasmei quando ouvi isso.[Existem dois caminhos para o entrevistado: responde, ou não! Não é de hoje que o governador tem tido essa postura com a imprensa. Às vezes jogando para nós a responsabilidade de alguns assuntos. O povo quer saber dos problemas do Estado e nós temos a responsabilidade de levar essas informações. Esses fatos apontam que precisamos nos manter como profissionais, na lida, atrás da notícia mas conscientes de nossos direitos e deveres éticos. Cabe à nós cortamos as asinhas de fora da Senhora CENSURA que começa de leve a assolar a comunicação no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário