sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Ministro Edson Santos não vai deixar Seppir para concorrer às eleições
Por Maria José Cotrim
Segundo levantamento feito, o ministro da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos não deve se desincompatibilizar do cargo para concorrer nas eleições de outubro deste ano. A pesquisa mostra ainda que cerca de 15 ministros do presidente Lula devem deixar os cargos para serem candidatos, a principal delas Dilma Rousseff que deve encabeçar chapa presidencial do governo.
O percentual de candidatos que ocupam cargo no governo é considerado grande por alguns especialistas. Mas quanto ao ministro Edson: depois de muitas solicitações de lideranças do movimento negro, ele optou por não sair candidato a nenhum cargo eletivo. De muito valerá essa postura se nesse último ano do governo Lula ele buscar uma aceleração no andamento das políticas e entrosamento com as entidades do movimento negro.
Edson, que esteve presente físicamente todos os dias e nas plenárias da II Conferência Nacional de Igualdade Racial ano passado tem um compromisso com a causa da Igualdade Racial. Mesmo sem a presença do presidente Lula para pelo menos saudar os mais de 3 mil delegados de todos os estados do Brasil presentes na Conferência coube ao ministro levar o “recado” do movimento para o presidente.
O Estatuto, os programas voltados para juventude negra, valorização da mulher quilombola, a titularidade dos territórios quilombolas.... estamos esperando a contrapartida do governo nessas e tantas outras questões que configuram a dívida social com o povo negro.
Nas Assembléias e nos Congressos precisamos de nossos representantes que abracem a causa, dialogem com o movimento e ajudem na cobrança junto ao governo. Me lembro quando a delegação do Tocantins visitou um senador que representa o Estado, nos dias da Conferência, e no gabinete dele pedimos ajuda junto aos demais senadores para a aprovação de matérias relacionadas com a temática. Ele não só esqueceu o compromisso como nem lá está mais em virtude de “interesses maiores” no Estado.
O quadro tem que mudar. Quem for eleito para ocupar os espaços de poder e intercambiar as relações tem que fazer sua parte. Já que resolveu ficar ministro, tá mais que na hora de intensificar as ações da secretaria, mesmo sendo ano eleitoral. E nas urnas....cabe a cada um fazer sua parte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atitude conciente do ministro Edson!
ResponderExcluirDiante da conjuntura atual onde o PT deve oficializar a candidatura a vice para alguém do PMDB,entendo que o ministro está preparado para disputar essa vaga,se for o caso.
Seria muito mais coerente politicamente e oportunizaria uma mudança radical na geo-politica Brasileira.
O PMDB que conta em seus quadros com figuras carimbadas que são simbolos da corrupção no país não merece estar presente na chapa majoritária petista e o PT necessita de uma retomada de luta de suas bandeiras históricas que ficaram um pouco esquecidas durante o gov. Lula.
Os movimentos negro organizados,apesar de abrigarem militantes de vários partidos, tem como responsabilidade interferir diretamente nesse processo e se for o caso bater o pé e dizer que tem uma alternativa de representatividade para ocupar uma chapa majoritária com chances reais de chegar ao poder.
A "democracia " brasileira, não pode mais oportunizar a figuras que deveriam estar banidas da política,espaços tão importantes de poder!
E os movimentos negro tem de ser mais ousados,já que quem mais sofre com a corrupção ó nosso povo!
E no mais não adianta ficar gritando por reparações sem estar dentro da máquina de governo,senão acontece oq ue aconteceu com o estatuto da igualdade racial.
Boa Noite, Maria José!
ResponderExcluirEu estou prourando uma foto ou referência sobre a esposa e os filhos do nosso ex-secretário da SEPPIR, Edson Santos.
Gostaria de saber se a esposa do nosso Edson, é negra ou branca ?
Grata.
Miriam
MEU AMIGO
ResponderExcluirDESDE DE SUA POSSE NÃO TIVE MAIS NOTICIAS
DO NOSSO GRANDE GUERREIRO MINISTRO, MAS QUERO DEIXAR UM GRANDE ABRAÇO.
MARIA JOSE BEAUBRUN
DEPUTADO EDSON SANTOS
ResponderExcluirPT É MENTIROSO.
Passaram o Ano Todo.
MENTINDO para os TRABALHADORES e
APOSENTADOS.
Sobre o FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.
Chega de tanta MENTIRAS.
MARCO MAIA
É MENTIROSO.
Sem CARÁTER.