sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ministro Edson Santos não vai deixar Seppir para concorrer às eleições



Por Maria José Cotrim

Segundo levantamento feito, o ministro da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos não deve se desincompatibilizar do cargo para concorrer nas eleições de outubro deste ano. A pesquisa mostra ainda que cerca de 15 ministros do presidente Lula devem deixar os cargos para serem candidatos, a principal delas Dilma Rousseff que deve encabeçar chapa presidencial do governo.

O percentual de candidatos que ocupam cargo no governo é considerado grande por alguns especialistas. Mas quanto ao ministro Edson: depois de muitas solicitações de lideranças do movimento negro, ele optou por não sair candidato a nenhum cargo eletivo. De muito valerá essa postura se nesse último ano do governo Lula ele buscar uma aceleração no andamento das políticas e entrosamento com as entidades do movimento negro.

Edson, que esteve presente físicamente todos os dias e nas plenárias da II Conferência Nacional de Igualdade Racial ano passado tem um compromisso com a causa da Igualdade Racial. Mesmo sem a presença do presidente Lula para pelo menos saudar os mais de 3 mil delegados de todos os estados do Brasil presentes na Conferência coube ao ministro levar o “recado” do movimento para o presidente.
O Estatuto, os programas voltados para juventude negra, valorização da mulher quilombola, a titularidade dos territórios quilombolas.... estamos esperando a contrapartida do governo nessas e tantas outras questões que configuram a dívida social com o povo negro.

Nas Assembléias e nos Congressos precisamos de nossos representantes que abracem a causa, dialogem com o movimento e ajudem na cobrança junto ao governo. Me lembro quando a delegação do Tocantins visitou um senador que representa o Estado, nos dias da Conferência, e no gabinete dele pedimos ajuda junto aos demais senadores para a aprovação de matérias relacionadas com a temática. Ele não só esqueceu o compromisso como nem lá está mais em virtude de “interesses maiores” no Estado.

O quadro tem que mudar. Quem for eleito para ocupar os espaços de poder e intercambiar as relações tem que fazer sua parte. Já que resolveu ficar ministro, tá mais que na hora de intensificar as ações da secretaria, mesmo sendo ano eleitoral. E nas urnas....cabe a cada um fazer sua parte!

4 comentários:

  1. Atitude conciente do ministro Edson!
    Diante da conjuntura atual onde o PT deve oficializar a candidatura a vice para alguém do PMDB,entendo que o ministro está preparado para disputar essa vaga,se for o caso.
    Seria muito mais coerente politicamente e oportunizaria uma mudança radical na geo-politica Brasileira.
    O PMDB que conta em seus quadros com figuras carimbadas que são simbolos da corrupção no país não merece estar presente na chapa majoritária petista e o PT necessita de uma retomada de luta de suas bandeiras históricas que ficaram um pouco esquecidas durante o gov. Lula.
    Os movimentos negro organizados,apesar de abrigarem militantes de vários partidos, tem como responsabilidade interferir diretamente nesse processo e se for o caso bater o pé e dizer que tem uma alternativa de representatividade para ocupar uma chapa majoritária com chances reais de chegar ao poder.
    A "democracia " brasileira, não pode mais oportunizar a figuras que deveriam estar banidas da política,espaços tão importantes de poder!
    E os movimentos negro tem de ser mais ousados,já que quem mais sofre com a corrupção ó nosso povo!
    E no mais não adianta ficar gritando por reparações sem estar dentro da máquina de governo,senão acontece oq ue aconteceu com o estatuto da igualdade racial.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, Maria José!

    Eu estou prourando uma foto ou referência sobre a esposa e os filhos do nosso ex-secretário da SEPPIR, Edson Santos.
    Gostaria de saber se a esposa do nosso Edson, é negra ou branca ?
    Grata.

    Miriam

    ResponderExcluir
  3. MEU AMIGO
    DESDE DE SUA POSSE NÃO TIVE MAIS NOTICIAS
    DO NOSSO GRANDE GUERREIRO MINISTRO, MAS QUERO DEIXAR UM GRANDE ABRAÇO.
    MARIA JOSE BEAUBRUN

    ResponderExcluir
  4. DEPUTADO EDSON SANTOS
    PT É MENTIROSO.
    Passaram o Ano Todo.
    MENTINDO para os TRABALHADORES e
    APOSENTADOS.
    Sobre o FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.
    Chega de tanta MENTIRAS.
    MARCO MAIA
    É MENTIROSO.
    Sem CARÁTER.

    ResponderExcluir