segunda-feira, 25 de maio de 2009

MOVIMENTO DOS SEM UNIVERSIDADE VAI DEBATER COTAS RACIAIS


Maria José Cotrim

O Movimento dos sem universidade – MSU realiza no sábado, 30, no Colégio Marista em Palmas um debate acerca das políticas públicas para o ensino superior no Brasil e no Tocantins. O debate começa a partir das 14h e engloba a discussão sobre o projeto de lei 180/ 08 que trata da reserva de cotas para alunos de escolas publicas, respeitando o percentual de negros e indígenas de cada região. Para falar do assunto, o convidado é Eduardo Xavier de Belo Horizonte.

Além dos universitários, professores e representantes do poder público, integrantes do movimento negro do Tocantins contribuirão no debate. Outro tema abordado no encontro, através de uma mesa redonda é o direito a educação, acesso e permanência nas universidades e as políticas de distribuição de bolsas universitárias no Estado do Tocantins. O debate sobre a temática será mediado pela Coordenadora do Centro de Educação popular, Maria Vanir Ilídio.

Na pauta de discussões também serão abordadas as novas políticas de acesso a Universidade no Brasil e o Reuni, o assunto será mediado pelo reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Alan Barbiero. Para encerrar o ciclo de debates, o evento também propõe uma discussão sobre os novos rumos da Unitins, uma oportunidade para falar da situação polêmica que a instituição passa e o reflexo disso para os acadêmicos, participa como convidado dessa mesa, o Pró – Reitor de Graduação da Unitins e Claudia de Almeida - estudante de Serviço Social da UNITINS.

O Movimento dos Sem Universidade surgiu e foi assim denominado em 2001, atua com formação, ação, organização com parcerias sociais, no sentido de abrir as portas das universidades para o povo. É uma organização fruto dos cursinhos populares que busca ações políticas para garantir o acesso ao ensino superior.

Contatos para inscrição e mais informações: 8416 91 83/ 9246 19 17

Um comentário: