segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ex-técnico do Flamengo cogita que discriminação racial PODE ter motivado sua demissão. "Pode ou foi?"



Por Maria José Cotrim

Nos campos, correndo com a bola nos pés e mostrando talento: lá estão eles os jogadores de futebol. Em sua maioria, negros. Robinho, Ronaldinho Gaúcho e outros. Dizem que não há área em que o negro seja tão contemplado e participativo do que no futebol...

Neste domingo, 13, o campeão brasileiro pelo Flamengo de 2009, o técnico Andrade deu uma entrevista onde mostrou as vísceras do futebol brasileiro.

Ele ficou sete anos no Flamengo superando 19 equipes no Brasileiro e conseguiu dar uma vitória ao clube depois de 17 anos mas ainda assim foi demitido. Hoje, está a quase cinco meses esperando uma proposta para voltar a atuar.

Sobre a demissão em abril do ano passado...ele revela que não entendeu o porquê, nem ao menos foi lhe apresentado um motivo plausível.Ele atribuiu questões políticas e inclusive a possibilidade de PRECONCEITO RACIAL.

Não há negros no comando dos times da Série A do Brasil: isso é fato! E, nessa hora, justamente nessa hora de buscar uma justificativa para sua saída, o técnico cogita essa possibilidade mas como ele mesmo afirmou na entrevista, prefere não acreditar.

É sempre assim....é característico do senso comum preferir não acreditar que a discriminação racial tá aí solta passando por vários setores e áreas. Não me estranha que ela tenha chegado aos campos de futebol.“ Enquanto houver sol, o sonho continua”, disse o técnico na entrevista onde se emocionou por várias vezes.

O técnico chama atenção para a falta de oportunidade para exercer a função de técnico e disse que muitos amigos chamaram sua atenção para a discriminação nesse caso.

Acontece que não só os famosos, mas todos nós, não podemos usar a discriminação como mecanismo de fuga. "Pode ter sido ou foi discriminação?"__ Isso precisa ficar esclarecido!

Se não houve uma explicação para sua demissão, o técnico deve buscá-la. E se houver indícios de discriminação, por qualquer motivo que seja, está aí a oportunidade para um passo importante no combate á esse “mal social” em nosso país e nas repartições.

O técnico frisou muito na entrevista, sua experiência e qualidades...mais um motivo para continuar na sua carreira e buscar espaço em outros clubes.

Será que quando estava no clube, Andrade sentiu algum vestígio de discriminação? Ou Será que foi apenas a falta de técnicos negros à frente dos clubes que fez com que ele levantasse esse argumento?Não sei mas queria saber...

Os dados mostram que no perfil da classe média brasileira os negros foram os que mais ascenderam socialmente integrando hoje a classe média brasileira. Os desafios estão aí todos os dias, as faltas de oportunidades também....o problema é que muitos só se dão conta quando perdem espaço.

Esse caso do Andrade e muitos outros são flagelos do processo de socialização da ocupação dos negros nos espaços de poder. Nos tribunais, na mídia, no futebol...as barreiras estão começando a ser quebradas e as reações a esse processo são adversas. Cada um tem a sua!

Para combater a discriminação, ela tem que ser punida, principalmente quando envolve empresas e organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário