sexta-feira, 4 de junho de 2010
HIP HOP: Som de preto mas quando toca ninguém fica parado
Por Maria José Cotrim
Som de preto...de favelado. O que vem à mente das pessoas quando se fala em expressão cultural negra? Capoeira! Depois: funk! Em terceiro: Hip hop. Pois para os que não conseguem ir além desse conceito pronto e acabado deixo hoje meu recado.
O Hip Hop em Palmas através da Associação Palmas para Hip Hop tem tirado muitos meninos da rua. Da falta do que fazer...do envolvimento com o tráfico de drogas que assola em Palmas desde o centro até a periferia. O trabalho desses “caras”, principalmente do meu amigo Marcão, MS Roque Júnior merece reconhecimento.
È mais que um som com letra forte. Mais que uma expressão cultural negra. Além disso...O Hip Hop é atitude. È usar o corpo para falar, para se manifestar contra os problemas sociais contra as desigualdades da sociedade. Não é letra medíocre, não é falta do que fazer: Hip Hop tem fundamento.
Os jovens inventam letras, passos com todas as partes do corpo: provocam atitude. Quando escuto a minimização do Hip hop em uma simples manifestação cultural ou “som de preto” sinto a necessidade de mais divulgação nas escolas. E isso o Marcão faz voluntariamente.
Leva o “fundamento” do Hip hop para o cotidiano das escolas públicas. È preciso divulgar. O Hip hop carrega história desde quando surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos como forma de protesto. E ainda hoje dissemina a cultura popular, o canto do que precisa mudar...
“Os caras” com aquelas roupas diferentes, coloridas. Com os bonés pra trás, de óculos escuro: é a cultura de denomino de ATITUDE. Atitude no ser, atitude no agir.É preciso mais conhecimento sobre o Hip Hop, porque é se familiarizando com a cultura que os homens desenvolvem senso crítico e assim contribuem bem mais para a vida em sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Inacreditavel, mas seu filho me imita,
ResponderExcluirNo meio de vocês,
Ele é o mais esperto,
Ginga e fala giria,
Giria não dialeto,
Esse nao é mais seu,
Hó,
Subiu,
Entrei pelo seu rádio,
Tomei,
Se nem viu,
Mais é isso ou aquilo,
O Que,
Senão dizia,
Seu filho quer ser Preto,
Rhá,
Que irônia,
Cola o pôster do 2 Pac ai,
Que tal,
Que se diz,
Sente o NEGRO DRAMA,
Vai,
Tenta ser feliz"
Racionais MCs.