segunda-feira, 7 de junho de 2010

COPA 2010: É a África no centro do mundo...




Por Maria José Cotrim

AYÊ COMPANHEIROS!

Contagem regressiva para o começo da copa deste ano. Seleções, jogadores, torcidas...todos à postos na expectativa para o maior mundial de futebol que representa mais que um campeonato: É a voz das nações.

De todas as coisas interessantes que me chamam atenção na Copa a principal é o enfoque que os veículos de comunicação na África. A abordagem mostrando a superação da Segregação nos países mostra um papel social, importante e essencial da mídia mundial.

No Brasil...os canais não têm desconsiderado em suas coberturas a questão social no país. O cotidiano de quem muito superou e acima de tudo a esperança. Sim...é a marca da esperança que a Copa leva para o continente que tem imperado nas coberturas.
Outro ponto: A relação do africano com o Brasil . A intimidade com a seleção, com os jogadores que mostram a ligação através de um passado cronologicamente distante mais historicamente vivo.

Num ano em que o mundo volta os olhos para a Àfrica é preciso perceber que o continente supera uma época difícil socialmente falando. Não é só de imagem...de mostrar o negro que eu to falando.

Falo é de intensidade. A famosa intensidade que é tão presente nos meus textos. Mostrar o negro como um sujeito “senhor de sua própria história”. Vender a África de uma maneira viável e benéfica. Publicitariamente tem sido um ganho incalculável o fato do continente sediar o mundial de futebol.

Da CocaCola até outros gigantes da publicidade...É a África no centro. É o olho voltado para onde tudo começou um dia...de forma diferente e opressora mas marcante. A copa para a África é um pretexto.,...uma ocasião. O que fica e o que traz a disputa mundial é que pode com certeza contribuir para a melhoria social dos países e ainda no resgate da cidadania daquele povo que tem como lema: a esperança!

Alguém ainda questiona a abordagem positiva da qual eu sempre falo? É o instrumento de poder....a comunicação fazendo seu papel social de contribuir. Quem ganha a Copa? Não sei...Mas a África com certeza já ganhou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário