domingo, 20 de junho de 2010

A função social do patriotismo...



Por Maria José Cotrim

Desde que começou a copa do mundo desse ano algo tem ganhado meus pensamentos. O papel social da copa? Pensar nisso numa época em que todos estão com as casas enfeitadas, com camisetas do Brasil outros compraram até televisão nova só para assistir aos jogos da copa parece idiotice.

Mas para mim outros aspectos são tão mais idiotas do que essa reflexão. O que traz a copa? Muitos dizem que esperança, que união entre a nação. Durante um mês? Qual o significado do futebol para os brasileiros?

Interessante pensar em todas essas perguntas para pelo menos tentar analisar o que está por trás de toda essa movimentação para a Copa. O primeiro ponto que levanto é o patriotismo que assola de norte a sul do país e ainda em todas as classes sociais. Patriotismo esse que em épocas não muito distantes não existia na classe média quando a inflação assolava a economia brasileira e muitos tinham vergonha de assumir a nacionalidade.

Bater no peito e dizer que é brasileiro está na moda nesse mês. O Brasil literamente pára em torno de 23 jogadores, os ícones do futebol brasileiro. Para os jogadores o Brasil conquistando o Hexa ou não os benefícios são garantidos com a possibilidade de vários contratos fora do país e ainda muita publicidade agregando a imagem a grandes marcas.

Acredito que se uma causa social fosse agregada à copa o patriotismo teria com certeza uma conseqüência maior. Porque não ficaria apenas no discurso e nos gritos de “GOL” e atingiria a melhoria de vida de muitas pessoas.

Hipocrisia nada é atitude mesmo. O que fazemos pelo pais que tanto amamos, principalmente a classe média? Aí é só lembrar que esses “caras” que andam no carrão do ano e que arrecadam muito durante o ano não gostam muito de dividir. Gostaria de perguntar à senador Kátia Abreu por exemplo como ela exerce seu patriotismo...Sim, pois ela é uma das que mais criticam programas sociais como o Bolsa-família e outros.

Se “dividir” com quem não tem não é a melhor solução ou é apenas “assistencialismo político” como melhorar o Brasil então? Dificil de responder e até de discutir com grande parte dos alienados de plantão...

Mas a copa poderia ter sim uma abrangência social maior álém do entretenimento e diversão para os brasileiros.Com todo o capital que gira em torno da competição e com tanto espaço na mídia mundial pensa num impacto que uma causa social agregada à copa pode causar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário