quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palmas para a Igualdade Racial: as políticas no rumo certo!



"Desenvolvemos hoje, uma política para todos, independente de credo, raça ou orientação
sexual", essa frase é da coordenadora da Coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Rosimar Mendes.Essas palavras vieram numa ocasião em que o prefeito de Palmas, Raul Filho, se confraternizava com pais de alunos do programa Palmas para a Igualdade Racial.
Sobre o projeto, Raul Filho, ressalta que esta é a primeira ação no País que se destina diretamente para o público afro-descendente, com orçamento garantido no Plano Plurianual do Município. "É um programa amplo e contínuo e não apenas um ato isolado. Este programa tem que dá certo, porque estaremos conscientizando a população negra jovem do valor de raça e da questão da igualdade com as demais raças", enfatizou.

Ainda na mesma noite Rosimar,se referindo ao programa que está na sua terceira gestão,
destacou que "a implantação do programa é um resgate de uma dívida social de 500 anos".Tudo muito bom, tudo muito bem!a prefeitura bate no peito e se orgulha da implantação desse programa que é realizado com recursos do tesouro municipal.

O projeto tem o intuito de promover o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo formação em cursos semi-profissionalizantes, com apoio ao primeiro emprego. Podem se inscrever e participar do programa adolescentes e jovens de baixa renda, negros, afro-descendentes, indígenas e ciganos, com idade entre 14 e 18 anos, regularmente matriculados em alguma das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Palmas.


São 60 alunos, e estes participam de cursos semi-profissionalizantes, com abordagem sobre Cidadania e Direitos Humanos, Sexualidade,Computação, Saúde Preventiva, Marketing Pessoal, Marketing do Primeiro Emprego. E ainda: Durante três meses os contemplados receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Isso é política.È o famoso "ensinar a pescar", a prova de que quando há interesse e comprometimento com a causa as ações dão certo.A reparação social que buscamos depende das parcerias do poder público e sociedade civil. Devemos sim nos orgulhar com o andamento e propósito do Palmas para a Igualdade Racial mas temos a obrigação de exigir mais.

Nós que sentimos na pele todos os dias a falta de oportunidade,de emprego... de respeito, temos que estar preparados para exercer nossa função que é a de dar a contribuição para a demanda das políticas públicas.
O movimento negro defende cotas para o primeiro emprego e aqui em Palmas temos este projeto que cumpre sua função social de garantir o acesso ao mercado de trabalho para nossos jovens negros.É o caminho da igualdade racial que começa a ser traçado...

Esperamos mais projetos e ações para mudar a realidade social dos jovens e adolescentes negros de Palmas!
Termino com as palavras de Alessandra Letícia da Silva, de 15 anos que participou do projeto: "Tenho orgulho do que sou e me reconheço negra, bonita e capaz. A cada dia estudo e ganho mais conhecimento para ter uma profissão na vida e devo isso ao programa Palmas para a Igualdade Racial".

Maria José Cotrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário