quinta-feira, 9 de abril de 2009

Avenida Zumbi dos Palmares

Tramita nas discussões e na Câmara municipal de Palmas, a proposta de um projeto de lei que muda o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos. O bafafá em torno disso divide opiniões e vem sendo uma pedra no sapato de alguns que acharam que todos os vereadores iriam cordialmente votar a favor.

Me indignei com a proposta. mas vamos lá! O que nos leva a colocarmos nomes de pessoas em avenidas, ruas, praças, ongs, etc? A trajetória de luta e contribuição daquela pessoa para com a sociedade. Para celebrar a memória então se faz a homenagem. De norte a sul do país isso é moda, pois na base de nossa história muitos deram até a vida pra salvar muitas outras em prol de lutas sociais.

Mudar de Teotônio Segurado para Siqueira Campor porque? Homenagear algúem ainda vivo, seja qual for sua luta... é estranho! Soa como um projeto do nada para lugar algum. Tudo isso pra não esquecer quem foi Siqueira e tudo o que ele desbravou pelo Tocantins e por Palmas. Ele já é polêmico o bastante para não esquecermos os tempos ditatoriais que ele implantou no Estado.

O companheiro vereador Bismarque do movimento diz que não vota a favor. Em seus argumentos percebe-se uma preocupação real em preservar a história e homenagear de fato, alguém histórico. Ele sugeriu que a avenida se chame então: Zumbi dos Palmares! Sobre essa sugestão do nobre vereador, ninguém nada comentou. Querem apenas é julgar se ele tá sendo companheiro u não com o prefeito do qual ele é líder de bancada.

Mas o vereador quando sugere isso não joga palavras ao vento, ele mexe na ferida que ainda dói para muitos! Não tirando o mérito do ex-governador Siqueira Campos, mas vamos pensar num ponto de vista sociológico: Zumbi dos palmares foi homem de uma luta que ainda hoje, nós do movimento negro buscamos. A luta pela igualdade, pelos direitos respeitados.

Porque não avançar em políticas públicas, dando um passo de elefante rumo á visibilidade da luta do povo negro. Essa discussão trouxe á tona essa representatividade que fata a nós, negros 65% da população palmense. Vamos discutir ou tapar o sol com a peneira que é o jeito mais comum do poder público encarar as demandas e as lutas do povo negro.

Avenida Zumbi dos Palmares será marcada por luta. Homenageará e incentivará a igualdade racial tão buscada por nós. Vamos reduzir essa estimativa de 15 anos para que cheguemos á igualdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário