quinta-feira, 23 de abril de 2009

MOVIMENTO NEGRO DE TOCANTINS PRECISA DE AÇÃO

Caminhada na Conferência Estadual da Juventude Negra em Arraias - TO

Por Sérgio Pedro
Hoje está colocada para o movimento negro de Tocantins a necessidade de ação pratica para conscientizar a sociedade e o Estado das demandas da população tocantinense. Ação essa que mobilize vários setores da sociedade e propicie avanços para a promoção da igualdade racial. Também está na ordem do dia, a participação do movimento negro organizado nas lutas gerais e nacionais.As lutas e ações no Tocantins passa pela aplicação de políticas publicas de promoção da igualdade, os quilombolas, juventude negra, contra a intolerância religiosa e até mesmo a polemica sobre as mudanças dos nomes das avenidas de Palmas.

A proposta da prefeitura de homenagear personalidades merece também a nossa reivindicação. O apoio a iniciativa do vereador Bismarque do Movimento (PT), onde ele considera mais importante homenagear Zumbi dos Palmares que simplesmente colocar o nome do ex-governador Siqueira Campos. Essa bandeira o movimento negro tem que abraçar. Não só homenagear Zumbi, João Candido, Solano Trindade, Lélia Gonzalez e tantos outros lutares pela igualdade racial.Mobilizar a sociedade conscientizando sobre o significado do dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura que para o movimento negro é o Dia Nacional de Denúncia ao Racismo, rediscutindo o significado do dia 13 de maio compreendendo seus problemas e seus pontos positivos, sem perder a dimensão da denuncia, entendendo o Abolicionismo como a gênese da luta pelos direitos humanos no Brasil.

Sensibilizando o movimento negro e organizando manifestações públicas.Fortalecer a luta das mulheres negras. A UNEGRO compreende que um dos tripés da dominação é machismo e que a mulher negra é a parcela mais vulnerabilizada da sociedade negra, pois sobre ela incidem o maior peso das injustiças sociais e econômicas. É preciso realizar Encontros / Plenárias / Reuniões ou Seminários no dia 25 de Julho, dia Internacional das Mulheres Negras. Organizar o Fórum de Mulheres Negras do Campo.A UNEGRO tem defendido a necessidade de o movimento negro ir às ruas denunciarem o racismo e popularizar seus pleitos de forma unitária e coesa. Com esse objetivo propõe que no dia 20 de novembro o movimento negro organize em todas as capitais Marchas da Consciência Negra. Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará realizaram.

O movimento negro em Tocantins tem todas as condições de dar um salto de qualidade e representativas no processo da II CONAPIR e criando a sua agenda de forma que a sociedade e o Estado compreendam da necessidade da luta pela igualdade, nesse sentindo o movimento negro em ação dará novos frutos e a UNEGRO em Tocantins jogará esse papel juntamente com as demais entidades.Viva Zumbi dos Palmares!!!
-Sérgio Pedro é jornalista, designer, membro do Conselho Deliberativo Nacional da Unegro e presidente da UNEGRO/DF

6 comentários:

  1. CRIOULA????
    TE JURO QUE NÃO PERCEBI
    VOCÊ E UM GRANDE EXEMPLO A TODOS OS BRASILEIROS.

    ResponderExcluir
  2. minha mãe negra e eu amo ela

    ResponderExcluir
  3. negro e gente igual a todso.

    ResponderExcluir
  4. Sou negro,e gosto de ser, ainda mais sendo de arraias, que carrega um belissimo historico afro-descendente. Parabens aos idelizadores deste evento que é de grande importancia para a cultura de Arraias.

    ResponderExcluir
  5. ser negro naum é só ter a cor morena mas sim pessoas qe saBE ser igual a todos.
    by, waithy

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, sou estudante de jornalismo e assim como você quero colocar em pauta mais ação sobre nós "negras". Pois vivemos em uma sociedade que segunda ela mesma é igualitária, mas pensando realmente nos detalhes em momento algum somos assim.

    Então, eu preciso muito da sua ajuda. Preciso de todas as informações possíveis que você tenha sobre este tema, é que pretendo fazer um artigo cientifíco sobre este tema "O NEGRO NO JORNALISMO DO TOCANTINS". Estarei aguardando o seu contato, qualquer coisa me mande algo por e-mail
    karolinysantiago@hotmail.com

    ResponderExcluir