terça-feira, 2 de março de 2010

O incômodo que a possível vinda da secretaria de afrodescentes já causa no Tocantins...




Por Maria José Cotrim

Escrevi um artigo que foi publicado no Site Roberta Tum.O texto, graças a Deus, cumpriu sua função social de “levantar um debate “ acerca da criação de uma secretaria de afrodescendentes no Estado. Opinião cada um tem a sua e expressa da forma que melhor lhe convier e a minha sempre deixei bem clara.

Defendo sim a criação da pasta.Primeiro porque em outros estados tem e funciona bem.Segundo porque entendo que é preciso uma equipe específica para gerir as políticas públicas e terceiro porque a discussão em torno da questão racial,infelizmente,não foi inventada por mim, portanto ainda é preciso quebrar paradigmas e falar desse assunto com firmeza de forma concreta.

Meu texto causou espanto em alguns formadores de opinião. Um deles me abordou e disse que do jeito que eu escrevi parece que o governo fica enganando os quilombolas e a população negra.Para quem não acompanha a discussão da causa realmente é preciso se situar primeiro. Uma colega escreveu um comentário questionando o percentual de 60% de negros no Estado que eu mencionei no texto.

Ora,quem diz é o IBGE no último senso. No Tocantins são 60% autodeclarados negros. A colega em questão questionou ainda a necessidade de políticas específicas para os negros, falou em “criação de guetos” e até em “propostas de segregação”. Me preocupei quando vi esses termos e alguns outros porque tudo isso foge do foco da discussão.

Não defendo criação de guetos,mesmo porque estes já estão criados historicamente, cada um com sua particularidade. Não há segregação em querer implantação de políticas da educação, saúde, trabalho, justiça, segurança...Quando menciono a secretaria é nesse intuito. De trabalhar os programas sociais além do populismo.

É impressionante como a criação de uma secretaria para tratar do tema soou como absurda para alguns. Não se trata de ser branco,ou negro, de 60% ou 100%...o que chamo atenção é para a implantação das políticas de reparação social. Razão estas pela qual milhares de militantes se esforçam e o governo busca resgatar a dignidade histórica perdida.

Opinião é algo pessoal, mas a luta é um dispositivo “comum” que pertende a todos os que desejam dias melhores.

Um comentário:

  1. A criação de uma secretaria de Afrodecendentes no estado do Tocantins é extremamente necessária ,assim como em todos os estados Brasileiros!
    È um retrocesso saber que um estado Brasileiro que comporta uma população negra dessa magnitude ainda não tenha criado esse espaço importante de articulação política e de organização da comunidade negra para fins de reivindicar os seus direitos.
    Negar a legitimidade desses espaços é como querer tornar invisível parcela da população que mais necessita de políticas públicas.
    A legitimidade das políticas específicas para a população negra já uma realidade em praticamente todos os estados mais desenvolvidos do país,somente estados muito atrasados ainda não entenderam a necessidade de inclusão das comunidades através da formação de secretarias para Afrodecendentes,o que atrapalha a vida dessa população e ao mesmo tempo o desenvolvimento do estado ,pois fecha a porta para a entrada de verbas federais através da SEPPIR e de todos os ministérios qua estão vinculados com esse ministério.
    Acorda Tocantins.

    Juarez Negrão

    ResponderExcluir