segunda-feira, 8 de março de 2010

As mulheres, a luta dos movimentos sociais e as perguntas que movem o mundo...



Por Maria José Cotrim

Nesta segunda, 8, dia das mulheres, vi uma coisa bonita de se ver e que no Tocantins pouco vemos: uma manifestação organizada que mostrou cara e corpo dos movimentos sociais. A Via campesina , mulheres quebradeiras de coco, movimento dos trabalhadores sem terra e outras entidades percorreram as ruas de Palmas com mais 800 mulheres de luta.

Com grito forte contra a opressão, discriminação, má distribuição de terra e principalmente o agronegócio as mulheres mostraram como se faz movimento.Ocuparam a frente da Federação de Agricultura e Pecuária e num coro afinado criticaram sem economizar a senadora Kátia Abreu(DEM) e presidente da Confederação Nacional da Agricultura e pecuária.

Elas pareciam umas guerreiras com escudo na mão, chapéu na cabeça e ideais de luta bem claros. A diretoria da Faet mandou logo chamar a polícia que, numa agilidade só veio em peso: mais de 33 cercaram o prédio. E num momento único em que alguns começaram a jogar tinta na frente da entidade eles ameaçaram atacar.

Quando as mulheres marchavam eu tremia ,o que era visível.Meu sangue de movimento correu forte o que não impediu com que eu fizesse minha parte como militante e apoiasse a causa. À sua maneira, a manifestação impressionou. Fizeram fogueira com fotos da senadora Kátia Abreu...e eu lá vendo tudo.

Até que do carro de Som se referiram á imprensa. “Não precisamos da imprensa que também ajuda na corrupção”, disse uma militante. Aquela fala poderia servir a qualquer outro ali menos para mim que tenho também ideais de luta. O fato de estar com o crachá no peito representando o veículo não me torna menos idealista do que todas aquelas mulheres.

Eu não! Eu não estava ali para fazer sensacionalismo como alguns veículos nem muito menos por falta de pauta e assim como respeito cada uma mulher trabalhadora, do campo que tava ali também como profissional quis ser respeitada. Me contive, fiz meu trabalho e mesmo não concordando com alguns pontos da manifestação respeito. O protesto , embora tivesse também fins políticos, mobilizou. Contra o agronegócio? A favor da reforma agrária?

Como não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas,prefiro continuar questionando porque assim sei que estou contribuindo, do meu jeito.

Feliz Dia das mulheres! Às mulheres de luta, da lida, ativas e que movem o mundo com seus ideais!

2 comentários:

  1. Pois é, companheira. Enfim, aconteceu contigo. Pra esse tipo de gente o mundo é dividido entre "eles" e "nós". Os oprimidos do bem e os opressores do mal. Não interessa se vc trabalhou pra progredir na vida para o seu bem ou das pessoas a quem vc ama, sua comunidade ou ainda seu planeta. Se vc é diferente deles, burguês, liberal, rico (ou apenas bem de vida), se diverge da opinião deles vc é do mal, um vendido pro sistema. Bem vinda ao mundo dos porcos capitalistas, companheira.

    ResponderExcluir
  2. querida, bom saber que você gostou. você faz parte do grande grupo de exploradas. não interessa onde você é explorada (trabalha), somos exploradas. e você sabe muito bem de onde veio. mesmo que você dissesse "esse meio da imprensa é meu", ainda assim, ele não seria seu, nem física, nem ideologicamente. você não precisa assumir a linha ideológica do seu trabalho como sua. e que você tenha claro isso ("menos para mim..."), é lindo. assim, somos todas companheiras.

    ResponderExcluir