quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para quem disse que acabou a escravidão...



Nesta quarta, 18,o Tribunal Superior do Trabalho aplicou multa de R$ 5 milhões à empresa Lima Araújo Agropecuária, sediada em Alagoas, pela exploração de mão de obra escrava.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho, que acusa a empresa de ter mantido 180 trabalhadores, entre eles adolescentes, em condições desumanas e análogas à escravidão.

A Lima Araújo Agropecuária já havia sido condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Pará a pagar R$ 5 milhões por dano moral coletivo e reincidência na utilização de trabalho escravo.(Com informações da Agência Brasil)


Quando vi essa matéria comecei a pensar na quantidade de pessoas que acreditam na historinha pra boi dormir de que não existe mais escravidão.
Enquanto se propaga esse “discurso mentiroso” vários trabalhadores vão vivendo no dia-a-dia nessas condições sub-humanas.

Há uma semana no Tocantins foram também encontrados trabalhadores de uma carvoaria trabalhando sem salários, bebendo água suja e sem materiais de proteção.
É preciso não alisar na hora de fiscalizar. Trabalho escravo é crime e a empresa que se vale dessa modalidade “suja e truculenta” tem que ser punida.

Um comentário:

  1. É triste saber que o homem está evoluindo em alguns aspetos e em outros parece estar estagnado ou as vezes regredindo, como é o caso da escravidão moderna.
    O meu medo é que como exposto em seu texto, cada vez mais empresas são multadas por causa da escravidão, porém elas podem vir a transgredir outra vez e pagar outras multas. Uma empresa que pratica escravidão deveria ser fechada e seus responsáveis severamente punidos por tal barbare.

    Vejam os números da escravidão no mundo e o que poderia ser feito para se chegar a um fim destas condições.

    no final da postagem está o link para o video.

    http://rarefecundo.com/2010/06/03/escravidao-moderna/

    ResponderExcluir