segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Apagão em Brejinho de Nazaré: Formatura à moda Celtins



Por Maria José Cotrim

O que poderia entrar para a história do município de Brejinho de Nazaré como um show à parte de glamour e realização de sonhos ficou infelizmente marcado apenas como uma noite às escuras. Estavam todos e todas lá lindos,,,, bem vestidos numa beca que só! O que falo não pude ver pessoalmente não só pela falta de luz mas porque como muitos nem cheguei a ir até a igreja da pequena Brejinho de Nazaré neste sábado, 19 de dezembro.

Depois de meses na preparação e na expectativa na hora H de colar o grau solenemente para fechar os anos de ensino médio, a energia do município de Brejinho foi-se embora. Só foi a chuva ameaçar cair e ela já se foi.À espera na igreja estavam os pais,mães,professores,parentes e principalmente eles...as estrelas da festa:os formandos!

Sem saber o que fazer com a demora para a luz voltar, a direção optou por improvisar e fazer a cerimônia à luz de velas. O fato não agradou é claro, mas foi o mais viável diante da situação já que a esperança era que a energia voltasse à qualquer momento. Pena que isso só aconteceu por volta das 23 horas,depois de tudo terminado.

Mesmo sem luz, quem participou narrava no dia seguinte a insatisfação dos alunos que formaram. Tanta preparação foi “abafada”por uma queda de energia. O baile da noite também foi cancelado e transferido para o outro dia. Tive o prazer de ser convidada para ser a madrinha da turma e resolvi aguardar a energia voltar para ir para a cerimônia....Mas como alguns formandos que tiveram a mesma atitude perdi a colação de grau.

Mas é inevitável não dar razão aos deputados estaduais que reclamam da freqüente queda de energia nos municípios do Estado. Paulo Roberto (PR) disse que Taguatinga ficou uma noite toda à luz de celulares por falta de energia... Em Ananás, segundo o deputado César Halum (PPS)” È só um cachorro fazer xixi no poste e a energia já vai embora”, disse ele um dia desses em plenário.

Uma audiência pública para discutir o assunto foi marcada na Assembléia, mas encima da hora teve que ser desmarcada e provavelmente aconteça apenas no próximo ano. Como pagar caladinho a conta do fim do mês e não cobrar uma prestação de serviços de qualidade?se a reclamação é geral...onde está o problema?É incoerente o Tocantins ser um Estado gerador de energia e viver esse mal com tanta freqüência...

Até o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) já reclamou da atuação da empresa responsável pela prestação dos serviços de energia no Tocantins. A solução seria mesmo então vender a Celtins como quer o governo?Só sei que enquanto não forem tomadas medidas concretas com relação á esse assunto não serão só formaturas que terão que acontecer `as escuras outros danos fatais podem acontecer. Tem gente que precisa da energia para viver, guardar remédios e até para salvar vidas!

Um comentário:

  1. adorei sua idèia de expor esse documentàrio;
    pois jà està na hora de solucionarem esse problema que agrava todo o municìpio;

    ResponderExcluir