domingo, 1 de novembro de 2009

Roda de Sussia? Tem sim senhor!



Maria José Cotrim

Neste sábado, 31,debaixo de uma chuva meia fina,,,um grupo de 10 idosos celebravam alegremente a cultura afro.Uns mais animados...outros já com sono, mas o clima era de festa. Duas senhoras apenas se revezavam para dançar a antiga Dança africana chamada "Sussia".

No embalar da saia e dos passos corridos dava para relembar a cultura dos antigos africanos nas senzalas. Os passos revelaram uma história que poucos conhecem devido á falta da proliferação da cultura nas escolas e na mídia. Eu nem sabia como se escrevia a palavra Sussia...

Um dos presentes comentou que uma associação seria formada para celebrar e reunir os foliões da cidade. "Todos os sábados nós estaremos aqui, juntos para que a folia não fique sem ser celebrada em nossa cidade", disse um dos líderes do grupo. Mas o que mais encantou foram as batidas do tambor , o canto dos foliões com chapéu e bota e o balançar da saia das mulheres...provas vivas de que a memória do povo negro ainda é celebrada nos interiores e preservada pelos antigos reizeiros.

Temos programas que visam valorizar essas manifestações culturais, mas não chegam aqui no Tocantins. Porque na verdade, quando pensamos em cultura negra já temos conceitos formados em nossa mente...e na ponta da língua!A Sússia se enquadra nos moldes da fokcomunicação. Onde comunicação e cultura se encontram e constróem a história de um povo que deve ser contada e recontada todos os dias. Até quando ainda existam gerações que a preservem e que repassem á diante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário