quinta-feira, 9 de julho de 2009

Senador promete apoio para aprovação ao projeto de Cotas



O senador Leomar Quintanilha recebeu em seu gabinete, dia 25, integrantes da delegação tocantinense que participa, em Brasília, da II Conferência Nacional pela Igualdade Racial. Eles solicitaram ao parlamentar apoio à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180, de 2008, que trata de cotas para o ingresso nas universidades estaduais e federais e nas instituições federais de ensino técnico.

Quintanilha considerou que, em especial, a Comissão de Direitos Humanos, da qual faz parte, "é um ambiente propício para essa discussão. É importante que haja diálogo e que os interessados no tema façam pressão, para ajudar os parlamentares a se posicionarem sobre o tema."

A comitiva era integrada por representantes das comunidades quilombolas, movimento e juventude negros, movimento social e LGBT e Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto). A vereadora quilombola de Porto Alegre do Tocantins, Maria Rosa, falou do problema da falta de água na sua região e reforçou a preocupação do grupo com a defesa de políticas de promoções sociais para negros e índios.

O senador Quintanilha se colocou à disposição para reforçar essa luta, lembrando sua condição de neto de uma negra, e manifestou o desejo de auxiliar na realização de debates sobre o tema no Estado, inclusive com as presenças dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Fátima Cleide (PT-RO) e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos.

Estiveram com o senador Quintanilha, em seu gabinete, Mário José dos Santos, Maximiano, Velma Inácio – que solicitou apoio para os cuidados com as pessoas que têm anemia falciforme –, Maria da Silva, Fabíola, Ivanilton, André da Silva e Maria José Cotrim.

Os outros senadores, Kátia Abreu (DEM) e JOão OLiveira (PR) não estavam no senado.

Vou encerrar com o comentário de Mário José que estava presente na reunião: "Resta saber na hora da votação, posar para foto é facil..."

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que pousar para a foto realmente é comum, já agir em prol dos que necessitam e que não podem fazer acontecer porque precisa deles, é que são outros quinhentos.

    Odara Maria.

    ResponderExcluir