quinta-feira, 30 de julho de 2009

MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA LANÇAM HOJE CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO



Maria José Cotrim

Ao som de Cátia França e outros grupos culturais, na Paraíba a Organização das mulheres negras lança nesta quinta a Campanha de Promoção da Identidade Negra. Esse tema é importante para o autoconhecimento e autoestima do nosso povo negro. O que muitas vezes é confundido com a adesão dos padrões de beleza da moda.

A questão da identidade (e tenho livre trânsito para falar do assunto porque em meu trabalho de conclusão de curso minha análise foi sobre a formação da identidade negra em Palmas) é muito distorcida.Para de fato construir a identidade é preciso um processo de autofirmação como sujeito étnico. Interessante a preocupação das companheiras do Paraíba...a mulher negra tem sim uma identidade a ser construída e preservada.

Mas isso não impede que cada uma tenha liberdade para escolher o que vai vestir, se alisa o cabelo ou não.Identidade e preferência andam lado a lado e não devem ser confundidos.Esse movimento tem que agir na Consciência, e trabalhar bem os conceitos e fundamentos na formação da identidade e as crianças não podem ser esquecidas nesse processo.A abordagem da mídia muitas vezes confunde esse processo. Parabéns pela iniciativa e pelo convite especial que me encaminharam!

2 comentários:

  1. Ola pessoal do Negro em Debate, sou Terlucia Silva uma das coordenadoras do ONG Bamidele. Primeiro quero agradecer pela divulgaco do lancamento da campanha - que teve inicio dia 30/07 e se estendera ate o fim de setembro. Segundo, quero concordar com sua preocupacao em relacao a abordagem, acredito que vcs ja devem ter mta experiencia quanto a isso. Temos que trabalhar a identidade negra sem esteriotipar - identidade e preferencia - pois o problema da alisamento, chapinha... nao e a adesao em si, mas o porque das pessoas aderirem a essas tecnicas. Se for para experimentar outros visuais,otimo. Mas se a utilizacao for para esconder o tipo de cabelo, isso sim e complicado. Enfim, ate setembro teremos uma serie de acoes formativas e informativas para trabalhar a afirmacao da identidade negra na paraiba. Grata, espero contar com vcs para a divulgacao das proximas acoes da campanha.

    ResponderExcluir
  2. uma ótima iniciativa a de promover a valorização da negritude. Acredito que somos capazes na medida em que mostramos nossa capacidade, e é o que fazemos desde sempre. Parabéns pela iniciativa tanto da campanha quanto da divulgação em nosso espaço de debate.

    ResponderExcluir