segunda-feira, 15 de junho de 2009

APINÉIA DO SONO: 30% DA POPULAÇÃO É ATINGIDA PELA DOENÇA



Hoje em dia somos atingidos por uma série de sintomas que se confundem e atrapalham o diagnóstico de algumas doenças. Hoje vamos falar sobre Apinéia do sono, uma doença que atinge cerca de 30% da população. Além de causar os incômodos roncos noturnos, acompanhados de paradas momentâneas da respiração, essa condição está ligada a uma maior incidência de problemas cardiovasculares.

Em casos mais graves, a apneia é tratada com aparelhos portáteis (CPAP), que se acoplam ao rosto por meio de máscara usada durante o sono. Em grau moderado e leve, contudo, o problema persiste como um desafio para os médicos.A eficiência dos atuais métodos - aparelhos portáteis, perda de peso, cirurgia e aparelhos intra-orais - varia muito em função do perfil do paciente.

Pessoas que sofrem de apneia costumam ter a qualidade de seu sono comprometida pelas interrupções na oxigenação dos pulmões. Isso acarreta não somente sonolência continuada ao longo do dia, mas a ativação de uma cascata de mudanças no metabolismo que aceleram o processo de aterosclerose nas artérias do corpo.É bastante comum a doença estar associada a outras patologias correlacionadas a doenças do coração e dos vasos do corpo, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Novo tratamento

Uma equipe do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desenvolveu uma série de exercícios de fonoaudiologia para fortalecer os músculos da garganta e tratar a apnéia do sono.
O método consiste numa série de exercícios direcionados para o fortalecimento da musculatura da língua e garganta (palato superior). Isso porque, na apneia do sono, esses músculos relaxam além do devido, provocando o colapso da musculatura. O estreitamento da garganta decorrente desse processo resulta em paradas transitórias da respiração.

O Estudo

Um grupo de 31 pacientes participou do estudo do Incor - todos com diagnóstico de apneia do sono de grau moderado e leve. Um subgrupo de 16 pessoas foi sorteado para praticar os exercícios, com séries diárias de 30 minutos. Ao final de três meses, o subgrupo que foi submetido à nova técnica apresentou melhora significativa nos indicadores de apneia.

Mudanças de hábitos

Pessoas com apnéia do sono devem algumas mudanças de hábitos, como:
* Evitar o consumo de álcool, fumo, e remédios para dormir.
* Emagrecer caso esteja acima do peso.
* Dormir de lado ao invés de bruços.

14 comentários:

  1. não sabia dessa doença...nossa legal essa matéria!

    ResponderExcluir
  2. Apnéia do Sono...gostei da pauta! Parabéns Maria por falar do assunto!gosto do seu blog pq vc sempre traz assuntos interessantes assim....

    ResponderExcluir
  3. Gente...acho que tenho essa doença....pq tenho dificuldade para dormir e ronco muito....

    ResponderExcluir
  4. Maria....bom ver sua versatilidade em falar de assuntos tão importantes....quando vc fala de um assunto assim dá pra ver que vc vê o negro integrado á sociedade de classes...e não como uma classe á parte

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto... gostei! nunca soube dessa doença...se alguém tiver esses sintomas é bom se cuidar!!

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe tem essa doença...ela dorme com o aparelho...só que o aparelho é muto caro e incomoda ao dormir...essa doença é muito séria
    Márcia - Assistente social

    ResponderExcluir
  7. 30% da população é muito gente!!os roncadores de plantão é bom se cuidar!

    ResponderExcluir
  8. Maria...td bem? Saudades de vc, linda jornalista! bem...gostei memso sugiro uma matéria com personagens e com médicos falando da doença....Parabéns pelo assunto!

    ResponderExcluir
  9. Gente debater esse assunto é uma responsabilidade! vamos todos cuidar da saúde para evitar problemas como esse....

    ResponderExcluir
  10. Tem alguém aqui da rede que tem essa doença? como descobriu que tinha??

    ResponderExcluir
  11. gente....acho legal agente se reunir e fazer uma mesa de debate sobre esse assunto;;e chamar médicos para falar do ASSUNTO;;;

    ResponderExcluir
  12. alguém tem o número de um médico especialista no assunto?

    ResponderExcluir
  13. precisamos falar mais sobre o assunto até pra poder ajudar os amigos e conhecidos que tem a doença...

    ResponderExcluir
  14. é legal uma matéria com personagens.... MARIA..PARABÉNS NEGA PELA PAUTA....

    ResponderExcluir