terça-feira, 16 de junho de 2009

Palmas Fashion White?!



Maria José Cotrim*

Palmas vai virar capital da moda por três dias. Esse é o lema do que dizem ser o maior evento da moda do Tocantins: o Palmas Fashion Week! Lançado experimentalmente em setembro do ano passado, o evento organizado por um grupo de proprietários de lojas de Palmas já teve sua segunda edição anunciada: será de 17 a 20 de junho no Espaço Cultural.

Os estilistas tocantinenses na luta e no propósito de proporcionar um pouco das tendências das passarelas para os palmenses. Cores variadas, a moda da época, combinações e é claro o que há de mais novo no mercado. É com certeza uma oportunidade de gerar negócios e familiarizar o palmense com este fantástico e versátil mundo da moda.

Que o evento dá visibilidade para o Tocantins no cenário nacional da moda, todos sabemos. Que é preciso juntar forças e esforços para consolidar e viabilizar o PFW no Estado, não há dúvidas. O retorno financeiro para as grifes e lojas, já que Palmas já tem uma classe média definida e é claro exigente dentro dos padrões da moda, é garantido. Mas quando faço essa análise me lembro de uma questão recentemente abordada nas passarelas: as cotas para modelos negros!

Num momento em que a organização do maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week terá que reservar vagas para modelos negras é pertinente questionar se nas passarelas de Palmas a beleza negra será retratada. Num município em que segundo último censo do IBGE, cerca de mais de 50% da população é negra e estando ainda morna a discussão em torno disso entre fashionistas e estilistas, será que já na segunda edição o processo de seleção contemplou a participação de modelos negros?

A dúvida é pertinente e não quer calar. Os críticos de plantão que sustentam que as cotas podem atingir negativamente a autoestima dos modelos não levaram em conta que a representatividade do negro nas passarelas traz um conjunto de valores agregados. A criança que está no processo de construção de sua identidade étnica, por exemplo, terá com certeza uma autofirmação de sua identidade, além de quebrar o padrão eurocêntrico das passarelas.

A mais nova capital, como todos os cantos deste país, tem forte presença e variadas formas de beleza negra, e o Palmas Fashion Week tem que refletir este aspecto nas passarelas.A moda não vê os negros como consumidores e não se preocupa em incluir afrodescendente nas tendências. A galinha começa a encher o bico de grão em grão e a inclusão do negro na sociedade de classe deve começar desde os bancos escolares repassando ás nossas crianças o respeito ás diferenças, passando pelas passarelas e espaços de poder.Não adianta tratar os desiguais como iguais, a dívida tem que começar a ser paga em todos os setores.Políticas afirmativas e de reparação social!

*Maria José Cotrim é Jornalista e articulista do Negro em Debate

Um comentário:

  1. Gostaria de pedir a atenção de todos no link abaixo citado, que destaca nosso trabalho em pról da Valorização da Beleza Negra no Brasil.

    http://alaionline.com/

    Além disto de 08 á 11 de Outubro a cidade de Palmas sediará o Etnic Hair Beauty o maior evento de beleza afro-étnico do país com apresentação de um super desfile afro e um workshop técnico para cabeleireiros sobre " VISAGISMO E PERMANENTE AFRO - UM LOOK DE GLAMOUR NO MERCADO DA BELEZA "
    Este evento será realizado na 9ª Edição da Feira da Beleza de Palmas -TO, que acontecerá no Centro de Convenções Parque do Povo,com aproximadamente 200 marcas brasileiras e internacionais ocupando 2.000m² do centro de exposição.

    O evento é promovido pela empresa WL Eventos e ADAT, em parceria com o SINBEL TO – Sindicato das empresas de salões de beleza e estética, dos empresários individuais e profissionais autônomos de salões de beleza e clinica de estética do Estado do Tocantins.

    Estamos em busca de salões de beleza afro e trancistas que queiram aproveitar esta oportunidade para se auto promover, participando da programação afro apresentando demonstrações de tranças e penteados afros.

    Os interessados podem estar mantendo contato conosco através do e-mail feteab.turismo@gmail.com

    Contato:- (11) 7316-0743 com Henrique

    ResponderExcluir