quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Impasse entre prefeita e representante de quilombolas impede investimento de R$ 500 mil reais no sudeste do Tocantins



Por Maria José Cotrim

O representante das Comunidades quilombolas de Lajinha e São Joaquim no Sudeste do Estado, Darleno Avelino denunciou a falta de diálogo com a prefeita do município de Porto Alegre do Tocantins, Edvam Pereira (PMDB).O impasse, que já é de conhecimento de todos no município, está atrapalhando o investimento de R$ 500 mil reais para a construção de açudes e poços artesianos nas comunidades que sofrem com a falta de água.

Segundo o representante narrou a este Blog, a prefeita teria até ameaçado técnicos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos que foram até às comunidades começar a construção dos poços. “ Ela disse que se nós acompanhássemos o técnico, iria pedir a demissão dele para seu superior”, conta.

Conforme disse Darleno, o recurso para investimento na Comunidade foi conseguido junto à Secretaria Especial de Promoção da igualdade Racial e a liberação seria via Casa Civil. O questionamento da prefeita é pelo motivo do recurso ser liberado para a Associação dos Quilombolas das Comunidades e não via prefeitura.

Darleno diz ainda que o investimento é uma obra do Programa de Aceleração de Crescimento. Enquanto a prefeitura e Associação não somam esforços para sanar o problema, o recurso continua paralisado e com a proximidade do período seco a falta de água pode ser um problema que vai continuando afetando as famílias que vivem no quilombo.

Questão política

Darleno enumerou ainda que um dos impasses com a prefeita seria a questão política já que os dois foram adversários nas eleições de 2008, quando o quilombola concorreu a uma vaga de vereador pelo partido dos Trabalhadores, mas não conseguiu se eleger. A perseguição da gestora do município, segundo Darleno, implicaria em outras ações de represália por parte de Edvam.

Sem contato

O Blog Negro em Debate não conseguiu entrar em contato com a prefeita até o fechamento deste texto, mas aguarda posicionamento da gestora.

7 comentários:

  1. Um absurdo total.........
    Que palhaçada por parte dessa prefeita!
    jane Alves- RS

    ResponderExcluir
  2. Cadê o movimento negro desse lugar? tem que pressionar gente! bota a boca no trombone.....

    ResponderExcluir
  3. Caracas,.,,,
    isso é perseguição política com certeza
    só que quando atrapalha a comunidade isso não é adequado nem bom é péssimo

    ResponderExcluir
  4. Não é de estranhar a atitude da Prefeira do município de Porto Alegre do Tocantins, Edvam Pereira (PMDB).O negro foi sempre um voto barato... e as comunidades quilombolas no estado do Tocantins durante anos foi tratadas com descaso e as poucas coisas feitas eram em trocas de "favores da Urna".
    O que me deixa cabisbaixo com o acontecido, e a falta de ´participação da
    Secretaria e Cidadania e Justiça, que é o Órgão que responde ou tem um diálogo com a SEPPIR e agrega uma Associação Quilombola.

    ResponderExcluir
  5. vamos á luta companheiros...sou contra a questão política envolvida no caso...

    ResponderExcluir
  6. Gente...mas o problema é só com o Darleno ou com outros membros da comunidade?

    ResponderExcluir
  7. Nossa Companheiro Darleno sou também representante de Quilombos...
    Acho que vc deve se empenhar para resolver a questão já que vc teve envolvimento político na questão....

    ResponderExcluir