sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Filme que conta história de preconceito racial estréia nesta sexta, 12



Estréia nesta sexta,12, o filme "Preciosa - Uma História de Esperança" que promete ser uma das mais reais produções que retrata o preconceito racial na sociedade atual.

No Harlem, o bairro negro de Nova Iorque, vive Claireece Preciosa Jones, uma jovem sonhadora de 16 anos. Negra e obesa, a garota é vítima de preconceitos por onde passa, mas seu maior sofrimento vem de dentro de sua própria casa. Vivendo apenas com sua mãe, ela é constantemente agredida, muitas vezes sem motivo. O pai raramente aparece, mas quando visita a situação só piora, já que ele sempre abusou sexualmente da filha.

Apesar de nova, Preciosa está grávida de seu segundo filho, ambos do próprio pai. Com síndrome de down, a primeira mora com a avó e só vai para casa quando a assistente social precisa visitá-las. Quando descobre sobre a gravidez de sua aluna, a diretora Lichtenstein expulsa a menina da escola, mas consegue para ela uma vaga em um colégio alternativo. Lá, Preciosa conhece a professora Rain, que vai ajudá-la a tentar superar suas dificuldades e terminar seus estudos.

Indicado ao Oscar em seis categorias, Preciosa - Uma História de Esperança é baseado no livro Push, da escritora Saphire. O título do filme, que seria o mesmo, foi mudado quando foi lançado um longa com o mesmo nome. Saphire lançou sua obra em 1996, inspirada em diversas jovens que conheceu quando trabalhou em uma escola alternativa no Harlem. Pelo papel de mãe de Preciosa, a comediante No´Nique ganhou o Globo de Ouro de atriz coadjuvante e é a favorita ao Oscar. O filme ainda conta com as participações especiais de Mariah Carey e Lenny Kravitz.

2 comentários:

  1. Tô curiosa pra ver esse filme. Parece muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. INSPIR (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial)
    O Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial – INSPIR – é uma entidade civil de interesse público, de âmbito internacional, que tem como principal objetivo contribuir para o diagnóstico, o aperfeiçoamento, o desenvolvimento e a adoção de políticas públicas e privadas de promoção da igualdade racial. É também objetivo do INSPIR a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, especialmente nas relações de trabalho.

    Endereço: inspir@terra.com.br
    Sítio: www.inspir.cjb.net

    ResponderExcluir