quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sem defesa, Netinho de Paula terá que pagar indenização de R$ 30 mil por agressão a repórter




A Justiça do Estado do Rio de Janeiro condenou o apresentador Netinho de Paula a pagar R$ 30 mil de indenização ao repórter Vesgo do programa "Pânico", da RedeTV!. A indenização por danos morais ocorre devido ao episódio no qual Netinho deu um soco em Vesgo durante o evento de entrega do troféu Raça Negra em São Paulo em 2005. Atualmente, Netinho apresenta no SBT o "Show da Gente" nas tardes de sábado.

A Justiça negou ontem,28, por unanimidade, um recurso apresentado pela defesa do apresentador. A sentença considera que não houve razão para a agressão e que Vesgo foi ferido não apenas fisicamente, "mas, sobretudo, psicologicamente pelo abalo à sua imagem profissional".

"No caso em exame não houve qualquer brincadeira de mau gosto capaz de gerar no réu tamanho ódio a ponto de levá-lo a agredir covardemente o autor, e a continuar a ameaçá-lo em posteriores apresentações na televisão", revela o texto da sentença.
"A conduta do réu revela um descontrole que beira uma patologia psíquica e um total destemor às consequências de seus atos", informa ainda a sentença.

Em seu perfil no Twitter, Scarpa comentou a decisão e disse o que pretende fazer com o dinheiro da indenização. "Vou doar todo o dinheiro. Parte vai para a Casa de Caridade de Itanhandu, que está precisando de ajuda financeira. Outra parte do dinheiro vai ser doado para a APAE de Itanhandu", escreveu o humorista.

Netinho é conhecido como ícone do Orgulho da Raça Negra, esse episódio é uma prova de que a justiça ainda tem que definir os critérios para os crimes de racismo em nosso país.O que justifica a agressão? O que é para um defensor da causa negra ser alvo de piadinhas? Netinho vai literalmente "pagar" as consequências, mas o ato dele foi um desafio ao senso de humor "sem graça" de brincadeirinhas que´vêm agregadas de pitadinhas de preconceito.

Justificativa

Netinho enviou um comunicado à imprensa mostrando arrependimento por ter agredido o humorista. "Em respeito ao meu público, a todos os profissionais da mídia e à opinião pública, venho manifestar que lamento profundamente o incidente em que me envolvi”, disse ele.

“Esclareço que minha reação se deveu às atitudes agressivas e preconceituosas do repórter Vesgo, usando piadas maliciosas e palavreado grosseiro, que atingiram a minha honra e a dignidade da raça da qual tenho o orgulho de pertencer”, justificou.

7 comentários:

  1. A turma de desembargadores do Tribunal de Justiça do RJ, entenderam que não houve qualquer brincadeira de mau gosto, porque o fato não ocorreu com eles. No acórdão, quando dizem que a conduta do réu revela um descontrole que beira a uma patologia psíquica, ressucitam a teoria racista de lombroso. quando o ator Vitor Fasano tentou agredir o "vesgo" essa mesma "justiça" calou-se. Para nós afrodescendentes o 20 de novembro é muito significativo para tolerarmos piadas d emal gosto, o vesgo teve a sorte de tomar apenas uns tabefes. Robson - São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim os dois estão errados, a começar por quem cria o programa, personagens que se submetem a fazer isso.. e os famosos tem que aguentar piadinhas de mal gosto, e ter que relevar.Há algumas pessoas que deixam possar, levando na esportiva. Há pessoas sérias que sabem que por detrás de uma brincadeira tem uma verdade.No mais, esse tipo de programa nada acresce no vocabulário e em nossa inteligência. Apenas, ri da desgraça alheia e ganhar em cima disso. Não estou dizendo que o repórter merecia levar um soco, como o Netinho não deveria ter batido nele. Mas quem procura acha! E acho que esse soco não deveria ter sido dado ao peixinho, mas ao peixe (quem criou o programa pânico).

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!!!!!
    brilha muito no corintias

    ResponderExcluir
  4. Netinho agiu de forma Ridicula,
    apenas confirmando que os boatos de
    ele ja agredira mulher pode ser
    verdade. Agressao fisica nao tem justificativa.
    Concordem ou nao com o humor do Panico na TV
    esse humor nao tem tom de preconceito.
    Isso é fato.
    Entao nao venham defender Netinho,
    esse é um puro mal exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  5. O Netinho é um orgulho pra raça?! Desde quando ele é orgulho pra alguma coisa?! Pra mim o Netinho é uma aberração de ser humano, não é digno de nada, é descontrolado e por falta de inteligência e argumentos, sempre parte sempre pra agressão física, seja em mulher, homem ou criança. Que me desculpe o criador desse blog, também sou negro, com muito orgulho, mas o blog por si só já é preconceituoso. Nós vamos acabar com o preconceito gerando mais preconceito? De que adianta inverter os papeis? Acordem, somos seres humanos, somos todos iguais! "Negro em Debate"?! Me poupem! Se vamos discutir a raça, deveria ser "Humano em Debate". Abram os olhos... não é assim que o problema vai ser resolvido!

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que alguém tenha coragem de defender um VIADO desse, que gosta de bater em mulher. Homem que bate em mulher pra mim é uma BIXONA, bate porque não gosta.
    Nada haver com as piadinhas, eles são pessoas públicas, logo, sujeitas a isso.
    A comunidade negra merece um representante bem melhor, do que este ignorante, ainda bem que não ganhou, COVARDE.
    As atitudes do pânico mostram como realmente são os artistas, os que sabem levar numa boa as brincadeiras se consagram com o público, os IDIOTAS, como o "Faz Anos" e muitos outros, tendem a ganhar o desprezo do povo.

    ResponderExcluir
  7. Netinho agiu de forma erradíssima , a atitude dele é de uma pessoa totalmente sem controle. Todo mundo sabe q o programa panico, é voltado para o humor se um artista esta sendo entrevistado por eles ja sabem ou deveriam saber q virá piadinhas de "baixo nivel" . Mas foi graças a essas "piadinhas" que eles conseguiram mostrar para todos, a forma como Netinho se comporta quando ñ gosta de uma coisa, um mera piada deve ser tão levado a serio ao ponto do reporter ser violentado???

    ResponderExcluir