quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Erradicação da pobreza extrema: de mito a compromisso!




Por Maria José Cotrim

Ayê Companheiros!

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) já começou os trabalhos de transição de governo e os membros da comissão, conforme informado por veículos de comunicação, já começaram a discutir com especialistas as alternativas e programas para erradicação da pobreza.

Não foi o fato de ser mulher o que mais incomodou a postura da presidente eleita na campanha. Mas sim seu discurso com foco na erradicação da pobreza. Para muitos, a intenção clara era ganhar os votinhos dos “miseráveis” como alguns hipócritas chamam aqueles que ainda vivem em condições subumanas em vários contos do país.

Dilma elencou como prioridade erradicar a pobreza extrema até 2014.Mito? Acontece que ao contrário do que muitas promessas, essa os brasileiros já notaram que está em andamento desde 2002.

E não foram só os eleitores que notaram isso, a oposição de Lula e Dilma também, afinal criticaram tanto programas como Bolsa família mas na campanha estavam lá prometendo que tal política social não iria ser extinta caso José Serra (PSDB) ganhasse.

Não é só o crescimento da classe média brasileira que demonstra a erradicação da pobreza. O nordeste, que foi avo de muitas críticas na campanha, sabe bem que erradicar a pobreza não é um mito.

Quem antes passava o dia sem comer pode fazer ao menos uma refeição por dia. Mas além do reajuste no valor do Bolsa família, Dilma deve lançar outros programas com foco na erradicação da pobreza.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, economistas, representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e outros envolvidos nesta questão já começam a traçar as estratégias para a meta audaciosa de Dilma.
O Brasil dos sonhos de muita gente já começa a ser construído. Mito mesmo é acreditar que a sina do pobre é morrer pobre nesse país.

4 comentários:

  1. Bom, erradicar a pobreza isso só vai acontecer no dia em que o capitalismo em nosso país deixar de existir. Mas de toda forma, o governo do presidente Lula tem se focado muito nessa questão, e de 2003 pra cá, os indicadores sociais do nosso país melhoraram muito. Portanto, eu acho que a Dilma, como ex-guerrilheira, vai dar continuidade a todas essas políticas que estão sendo adotadas pelo presidente Lula.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blogue e pelo conteudo, tenha um 2011 de sucesso
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Revolução Quilombolivariana! REQBRA
    e o verdadeiro povo brasileiro apóia e é solidaria ao grande líder libertador Muammar Kadafi na luta e soberania do povo líbio ao contrario da mídia e a elite dominante fascista e judaica sionista brasileira,que apóia e torce por Hordas imperialistas piratas predadores assassinos dos EUA e OTAN, querendo colonizar a África e saquear o petróleo da Líbia,o Pré-sal e Amazonas do Brasil. muammarkadafibrasileiros.blogspot.com MK.BRASIL.LEIROS@BOL.COM.BR
    Viva Zumbi! Viva Brasil Venceremos!
    Ao Nosso Povo! Viva Libia Viva Brasil l! Venceremos! Revolução Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi! Tupac Amaru! Benkos BiojoS! Negra Hipólita! Sepé Tiaraju Alicutan! Sabino! Elesbão! Luis Gama, Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos ! Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro! Patrice Lumumba! Viva Che! Viva Martin Luther King! Malcolm X! Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva! Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma! Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)!FViva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! Viva Dilma! Muammar Kadafi!
    1º de maio 2011 - 3º Ano Viva! REQBRA!Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
    MRSQ - Movimento Revolucionário Socialista (Seja um ou uma)QUILOMBOLIVARIANO O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
    vivachavezviva.blogspot.com / quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
    Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderExcluir
  4. PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil.
    Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir