quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tocantins perde a Rainha do Capim Dourado. Adeus, Dona Miúda!



Por Maria José Cotrim

A artesã e ícone do Capim Dourado no Estado, Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida por Dona Miúda, do Povoado Quilombola do Mumbuca faleceu nesta quinta-feira, 11 no Hospital Geral de Palmas.

O motivo, segundo informou o filho de Dona Miuda e vereador no município de Mateiros, Vilene Ribeiro (PSB) foi uma parada cardíaca antes de uma cirurgia para retirada de um tumor no fígado.

Dona Miuda passou mal na comunidade e foi levada para o Hospital de Porto Nacional quando ocorreu a descoberta do tumor. A cirurgia, segundo o filho, foi marcada sem demoras e estava marcada para as 8 horas da manhã de hoje.

A artesã foi homenageada ano passado como uma das 21 mulheres da História do Tocantins através de votação feita no Semanário O Jornal.

O sepultamento de Dona Miuda será no povoado Mumbuca onde ela nasceu e se criou.

Legado


Dona Miuda é conhecida até internacionalmente pelo seu trabalho precursor com o Capim Dourado e ainda pelo seu engajamento na questão quilombola. “ Foi uma mulher que brilhou no artesanato no Brasil e no Tocantins, foi uma guerreira que lutou muito sem apoio de ninguém”, frisou o filho emocionado.

O legado de Dona Miúda vai além do capim Dourado porque foi pautado numa luta incessante em prol de melhorias de vida para o povoado do Mumbuca.

Além das homengens, fica a história de vida e exemplo de luta da rainha do Capim Dourado.

Adeus, Dona Miúda!

2 comentários:

  1. Ela era uma grande mulher , mae,avo , apesar de esta longe , sempre acompanhava as noticias sobre ela ,eu Jordean Matos da Silva ,sobrinho neto estou muito triste com grande perda.

    ResponderExcluir
  2. sou danyela sou neta da dona miuda e fico triste com a perda da minnha vo moro em ponte alta sou filha da teda a caçula da dona miuda.saudades eternas

    ResponderExcluir