segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jornalistas traçam nova perspectiva para a comunicação étnico racial


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Estiveram em pauta os indicadores socioeconômicos de raça e etnia nos meios de
> comunicação e a rodada dos censos de 2010.O Evento registrou mais de 100
> inscrições de jornalistas, comunicadores, estudantes de comunicação
> e interessados.
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A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a
> produção de dados sobre a população negra foram os assuntos do II
> Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do
> Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos
> de 2010. Os evento começou dia 17/9, em Porto Alegre, e reuniu
> jornalistas, institutos de pesquisa, especialistas em indicadores
> socioeconômicos, governo brasileiro e Nações Unidas.
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> No painel Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, Maria
> Inês Barbosa - coordenadora do Programa de Gênero, Raça e Etnia do
> UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas
> para a Mulher), destacou a importância da produção de dados
> desagregados por raça e etnia para a gestão das políticas públicas,
> controle social e cobertura de imprensa. A mesa começou às 19h desta
> quinta-feira.
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> Jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e
> público em geral tiveram a oportunidade de repensar as diferenças
> raciais e étnicas, práticas de discriminação e racismo, identidade
> e auto-estima da população negra brasileira.
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> Na manhã do dia 18 de setembro, o Encontro Latino-americano de
> Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 instalou a agenda da
> desagregação de dados por raça e etnia nos censos de 2010 entre
> jornalistas, comunicadores e sociedade civil. O debate teve contribuições de jornalistas do Brasil, Colômbia, Equador e Espanha.
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> Os encontros foram gratuitos e promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas
> Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas
> Afro-brasileiros, com apoio do UNIFEM Brasil e Cone Sul, UNIC-Rio
> (Centro de Informação das Nações Unidas), Fenaj (Federação
> Nacional de Jornalistas), Fepalc (Federação de Jornalistas da
> América Latina), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e IPEA
> (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
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