quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O que fica em 2009 e o que vem com 2010?



Por Maria José Cotrim

“Que os sonhos se realizem, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender...” diz um canto de natal típico das ceias natalinas em família. Mas fim de ano, natal e ano novo podem até não mexer de fato internamente no ser humano mas que o povo finje bem, é certeza! O clima de cordialidade de confraternização abafa por alguns dias os fatos marcantes diários que afetam a vida em sociedade.

Mas que pelo menos tentamos fazer de fato uma reflexão do que fizemos e do que almejamos, ah isso sim. Bem...vamos lá! Tenho motivos de sobra para pensar em 2009 e planejar 2010 porque em minha ainda curta mas intensa história de vida esse ano foi o que eu mais tive que aprender a dar o tal do “valor absurdo na vida” que tanto falam.

Comecei o ano sem metas e resolvi morar a 40 km de Palmas, como nada tinha sido planejado... retornei meio endividada só com a cara e a coragem após dois meses de regalias e me permitindo aos bel prazeres da vida de uma jovem “rebelde”. Depois dessa de “eu não sei pra onde vou” até que consegui resgatar uns espaços perdidos e evoluir como pessoa...Intensifiquei as atividades no movimento negro, to morando como Mário que sempre faz umas “consultas psicológicas’ de graça, conheci a professora Maria Aparecida que me implusionou a correr atrás dos sonhos...

Fui à Brasília doze vezes, pra São Paulo com meu melhor amigo Glauber, que aliás é um grande “bem” que levo de 2009. Encontrei um grande amor em 2009...estudei muito sobre Comunicação e escrevi constantemente sobre “Igualdade Racial”... Retornei ao Site Roberta Tum, de onde nunca deveria ter saído devido ao crescimento profissional que este veículo me proporciona....

Vi muita gente famosa de perto como meu ídolo, o jornalista Maurício Pestana e o Milton Gonçalves que vale ressaltar...disse que eu pareço a filha dele. Mas o que mais levo de 2009 para 2010 é que esse ano comecei a trilhar um caminho rumo às minhas pretensões profissionais, fiz realmente sem exagerar....muitos amigos e companheiros do movimento pelo Brasil afora.

E como ninguém é perfeito...dei muita dor de cabeça prum povo aí que se incomoda com a felicidade alheia. Mas o saldo é positivo... Que venha 2010 para que Maria José continue na luta e na lida, como costumo dizer, na luta pela Igualdade Racial e consciente da necessidade da contribuição para um mundo mais justo. Fica em 2009 todas as mágoas e ressentimentos, vem com 2010 a esperança de dias melhores e a certeza de que como diz nosso presidente Barack Obama: “SIM,NÓS PODEMOS!”.
AYÊ E FELIZ NATAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário