sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A aceleração de Gaguim e a implantação da Secretaria de Afrodescendestes do Estado



Por Maria José Cotrim

Temos no comando do Estado um governador que chegou mostrando serviço e propondo aceleração. Com o slogan “Acelera Tocantins”, Carlos Henrique Gaguim assumiu através de uma eleição indireta e prometendo trabalhar 24 horas pelo desenvolvimento do Estado, buscando colocar a casa em ordem,saldar as dívidas, resolver os pepinos....e por aí vai.

Desafios não faltaram nestes quase três meses à frente do governo. A causa da Igualdade Racial é um deles, que não é prioridade para o governo em virtude das questões orçamentárias e tal e coisa e coisa e tal... não vão faltar motivos para dizer que o governo “tem mais o que fazer” do que implantar gradativamente as políticas públicas para a comunidade negra.

No plano de governo tudo é geral, nada especificamente trata das políticas pontuais para as comunidades quilombolas e movimentos sociais, por isso defendo que o movimento negro do Tocantins busque um diálogo com o governo do Estado. Este governo que depois de mais de 15 anos equiparou o salário dos policiais militares e bombeiros do Estado tem a obrigação de estar disposto a selar acordo com os militantes da causa para priorizar nossas políticas e o atendimento às comunidades quilombolas.

Uma carta com 32 propostas relacionadas à Comunicação, negritude e poder, educação quilombola, saúde da população negra, capoeira, Hip Hop e religião foi entregue ao governador Carlos Henrique Gaguim no dia da Consciência Negra. Após caminhada nas ruas esperávamos que o governador nos recebesse no Palácio o que infelizmente não aconteceu.

Entre os pedidos da Carta estão a inserção no currículo das escolas do estado da temática e a criação de secretarias específicas para trabalhar as questões afro-brasileiras no Estado e nos municípios. Atualmente, o departamento que coordena as políticas estaduais é a Coordenação de Afrodescendentes da secretaria de Cidadania e Justiça.

O dia em que esta secretaria vier será um passo significativo e concreto para a luta da igualdade racial no Estado. Para os mais de 60% negros que vivem aqui e para uma grande maioria deste percentual que vivem em condições difíceis e isolados.À frente da causa racial hoje temos alguns companheiros como a jornalista Mariá Soares e o companheiro sociólogo e historiador,professor Luiz Benedito que na estrutura do governo fazem mais do que podem para levantar a discussão e atender as comunidades.

Precisamos de uma pasta com estrutura que comtemple as diversas áreas que envolvem a população negra. Não é pedir demais para um governador que criou mais um cargo de subsecretário na secretarua da fezenda por "questões administrativas e para melhorar o trabalho na pasta".

Estamos no mesmo ritmo que o governador e queremos também acelerar a discussão....o acesso às políticas e a parceria do Estado nos projetos e programas.Que venha a secretaria de Afrodescendentes para que o governo possa olhar com mais atenção e compromisso para a causa da igualdade racial em nosso Estado. Acelera Gaguim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário