sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Alguns discursos "em prol" da Igualdade Racial no Tocantins

Bom dia Companheiros... sexta de branco...De Oxalá! Hoje resolvi ousar um pouco e falar de uns homens que se fazem presentes na luta pela Igualdade racial do Estado. Infelizmente se dependêssemos da defesa deles para nossa causa estaríamos literalmente ferrados.

Um deles Chegou a pouco tempo e nessa de composição de governo acabou sendo cotado para assumir uma secretaria.O nobre cidadão, que nada tenho contra,me impressionou com um discurso que proferiu em um certo evento na capital. “Os quilombos ...os quilombolas....(>>>) OS QUILOMBOS E QUILOMBOLAS”, disse ele. Não deu para disfarçar realmente ele não sabia a que tava se referindo e na dúvida foi até inteligente e colocou os dois termos.

Tranquilo...até entendo a falta de informação sobre o tema mas custava ao menos dar uma lidinha antes?Fui conversar de perto com o cidadão e ele tinha na ponta da língua o número de comunidades quilombolas do Estado... pena que ele também não sabe se o “Estado pode...não pode....aliás pode” implementar algumas políticas para a comunidade negra.

Um outro homem, este por sua vez político de grande notoriedade no Estado ficou perplexo quando chegou em um evento da capital e a temática era a igualdade racial.Sem ter o que falar sobre o tema, usou sua lábia política e seus 5 minutos de fala para ressaltar a trajetória de uma profissional da comunicação que estava presente no evento. Ainda bem que ela estava no evento senão não sei mesmo o que ele iria falar a não ser: “O racismo existe, inclusive na escola....e estamos à disposição para qualquer coisa, obrigado”.

Um outro discurso marcante foi de um representante do Estado que errou o nome de uma das comunidades quilombolas do Estado (isso porque o discurso dele estava sendo lido...). “Temos a comunidade de MOLHADINHA...”, disse ele seguindo o discurso até que sua assessora deu um toque. “É MALHADINHA ...”,falou ela desesperada diante do riso de algumas pessoas presentes que perceberam a garfia.

Falta de informação ou de conhecimento eu não sei. Pode ser normal que esses equívocos levem essas personalidades a se referirem á causa da igualdade racial com tanta... falta de atenção.Não estou aqui para julgar é só para mostrar que a inserção da temática nos espaços de poder e junto aos líderes políticos ainda é fraca. Desde errar o nome de uma comunidade quilombola de forma bizarra até a não ter o que falar e se apegará homenagens oportunas e superficiais à alguém presente.

Mas certo mesmo está é o representante maior do nosso Estado que foi mais precavido e resolveu nem falar da temática até hoje desde que assumiu...prefiro nem pensar o tipo de garfia que ele iria dizer sobre o tema. Mas quem sabe depois de cobrar de Barack Obama o desenvolvimento do Estado lá no exterior...ele não volte um pouco mais sensibilizado com a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário