quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comunidades quilombolas não estão no roteiro da Caravana de Gaguim



Por Maria José Cotrim

A partir do dia 4, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) cumpre agenda itinerante pelo Estado passando por cerca de 20 municípios da região sudeste, onde temos grande concentração de comunidades quilombolas do Estado. O Tocantins é um dos Estados do país que mais tem comunidades no Brasil, cada uma com suas particularidades e problemas de Infra-estrutura mas com um saber cultural que precisa ser preservado.

Gaguim junto com sua equipe de governo vai entregar obras e benefícios à população dos municípios, mas não está na agenda divulgada até o momento uma visita do “homem do Acelera” a pelo menos uma das comunidades de nosso Estado,isso porque o primeiro destino do roteiro é Natividade, onde nas proximidades estão algumas comunidades.

Além da questão cultural dos quilombos, como as Danças, festas típicas e ainda artesanato com Capim Dourado sugiro que o governo enxergue além desses aspectos e perceba os problemas que afetam as famílias quilombolas. Porto Alegre do Tocantins é a quinta cidade pela qual a Caravana vai passar, lá também tem duas comunidades: Laginha e São Joaquim.

Dentre os vários problemas que afetam a região sudeste do Estado está a seca em alguns períodos do ano, esse impasse,dentre outros, também afeta as comunidades que vivem da agricultura de subsistência e pecuária. Gaguim vai passar também por Arraias, no último dia dessa etapa da Caravana, lá novamente ele vai sentir a presença quilombola forte.

Passar pelas comunidades ou não é o problema. A questão é que as comunidades são parte também dos municípios e se o governador quer ver de perto como está a situação nas cidades pelo menos uma passadinha já dá para perceber as necessidades prioritárias de nossos descendentes. Discutir com os líderes comunitários os problemas pode ajudar o governo nas ações.Porque mutirão para erradicar o sub-registro ajuda muito mas é preciso mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário