quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tocantins no ritmo da Consciência Negra




Maria José Cotrim

Os preparativos para a Semana da Consciência Negra no Tocantins já começaram. Nos vários municípios ligados á causa e militância social já definiram como vão aproveitar a data. Em Palmas, centenas de faixas serão distribuídas por toda a cidade pedindo mais atenção para a causa da Igualdade Racial. O Fórum de Educação Afro também será realizado nos dias 19 e 20 na capital e vai discutir questões ligadas á abordagem racial nas escolas bem como também mencionar a cultura na sala de aula.

Mas a programação também será intensa em outros municípios e aqui venho destacar um evento que está sendo preparado por alunos do 3º ano em Brejinho de Nazaré. Tive o privilégio de ser convidada para participar falando da Comunicação étnico racial e da formação da identidade negra.

Os alunos , direcionados por seletos professores que priorizam sempre que podem a discussão, estão preparando um evento que aborde também a cultura afro e aceitação di sujeito étnico. As comunidades quilombolas dos arredores, Malhadinha e Córrego Fundo, também vão participar mostrando o jeito especial de lidar com o artesanato.Pra fechar o evento, um Baile e ainda um desfile deverão ser realizados para enaltecer a beleza negra.Esses meninos têm muito trabalho pela frente!

As mobilizações começam...as expectativas são grandes...E eu fico feliz em saber que a data nunca passa em branco. Nela temos o espaço e abertura para gritar, celebrar e nos confraternizarmos. Afinal, a consciência é muito individual para termos somente um dia dedicado á ela.Que venha o 20 de Novembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário